Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Os investidores já descobriram que o Brasil é um país seguro

Estímulo à produção agrícola foi consenso na reunião do Conselho Agropecuário do Sul.

Redação (30/05/2008)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, declarou agora à tarde que a classificação das agências de risco, que já concederam o grau de investimento ao Brasil, não surpreende. “Os investidores já descobriram, há algum tempo, que o Brasil é um país seguro”, disse.

Ao mesmo tempo, o ministro entende que a divulgação das agências de risco significa o reconhecimento de que o Brasil é seguro para se investir e tem credibilidade perante o mundo. Stephanes participou, nesta quinta-feira (29), da 8ª Reunião do Conselho Agropecuário do Sul, realizada em Montevidéu, Uruguai. 

Stephanes, destacou, agora à tarde, que a integração e a troca entre os países foram os pontos cruciais da 8ª reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), realizada em Montevidéu (Uruguai), nesta quinta-feira (29). O evento que reúne Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina tem como tema central a alta dos preços dos alimentos.  

Nesta tarde, os ministros da Agricultura dos países membros do CAS assinaram declaração, na qual os governos se comprometem a instituir políticas públicas de estímulo à produção de pequenos agricultores, no sentido de aumentar a oferta de alimentos. Além disso, o documento inclui como compromisso o fortalecimento dos sistemas destinados ao desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica do setor agropecuário, bem como a melhoria dos sistemas de informação para que os benefícios gerados pelo avanço nas pesquisas cheguem aos produtores.

O CAS, formado em 2003, reúne os ministros da região e se constituiu em um fórum de consulta e coordenação das ações dos países membros. Seu funcionamento prevê uma presidência rotativa, atualmente ocupada pelo Chile, e uma secretaria técnica e administrativa mantida nas instalações do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).