Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro promovido pela APS aponta rumos para suinocultores independentes do oeste do Paraná

Região abriga 320 mil matrizes e responde por uma produção de 500 mil toneladas / ano.

Redação (06/06/2008)- Consagrado no Rio Grande do Sul, o Encontro dos Suinocultores Independentes ganhou sua primeira edição na região oeste do Paraná. O evento, por meio de palestras e dinâmicas em grupo, discutiu as forças, fragilidades, oportunidades e ameaças que recaem sobre o negócio. Realizado em 30 de maio, na cidade de Toledo, foi uma iniciativa da Associação Paranaense de Suinocultura (APS), com organização da Vitagri, empresa do segmento de nutrição animal, e apoio das empresas Kowalski e Genetiporc.

Segundo Irineu Wessler, presidente da APS, "a idéia de realizar o 1o. Encontro dos Suinocultores Independentes do Oeste do Paraná nasceu da necessidade de encontrar alternativa para nossos associados, e mostrar que a APS está à disposição para ajudá-los. Hoje, entre nossos objetivos, estão sobreviver na atividade,  formar a bolsa de suínos para com a venda em conjunto ganharmos mais força de negociação", explica.

Palestrante responsável pelo evento, Tupan Brites, gerente de marketing da Vitagri, lembrou que "a demanda por alimentos é imensa, mas os consumidores estão cada vez mais exigentes. Além disso, o maior desafio dos próximos tempos será suprimentos, insumos. Isto, a tal ponto, que hoje a principal dificuldade não será vender alimento, e sim comprar a matéria-prima para produzi-lo. Assim, procure se organizar em cadeias. Faça parte dela sendo um elo forte. A cooperação é uma forma de nos tornarmos mais fortes. Procure criar alianças", disse.

O evento contou com a participação de 86 participantes, que representaram uma região que abriga 320 mil matrizes e responde por uma produção de 500 mil toneladas / ano. Alem disso, contou a participação de produtores de outras regiões do Brasil. É o caso dos suinocultores Armando Carneiro, presidente da ASSUVAP (Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga – MG) e João Leite, presidente da Coosuiponte (Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova – MG), que atenderam o convite da Vitagri.

Segundo os organizadores, foi possível criar uma visão de futuro para os suinocultores da região e desenvolver uma estratégia com vistas ao melhor relacionamento com o mercado a partir das discussões iniciadas no encontro. A conclusão dos trabalhos foi em clima de otimismo e expectativa para um próximo encontro. Não é para menos, como demonstra a mensagem final do palestrante: "O mundo é maravilhoso. É abundante. Veja-o assim. Gere abundância e colha felicidade para você, para sua família, para sua comunidade", afirmou Tupan Brites.