Redação (11/06/2008)- Guilherme Cassel, Ministro do MDA inaugurou ontem em Brasília, o Portal das Redes Temáticas ATER. A retomada do sistema de assistência técnica agrícola, aos moldes dos anos 70, tem sido uma ênfase no programa do Ministério, tendo como protagonistas a agricultura familiar. Alguns números já são constatados, como o aumento do número extensionistas que passou de 10500 em 2003 para 16500 em 2007. Os recursos para o ATER subiram de 5,4 milhões em 2003 para 341 milhões em 2008, subindo também agricultores assistidos de 106 mil para 2 milhões.
O Portal, recebeu ontem a primeira mensagem oficial do próprio Ministro em evento ao vivo on line com a presença de 450 pessoas participantes do Seminário que se estenderá por 4 dias em Brasília e discutirá os temas que serão propostos como política e considerados para a Conferencia do Desenvolvimento Agrário, a ser realizada dia 18, em Pernambuco.
Guilherme Cassel referiu que vivemos duas grandes crises mundiais: Uma, com o esgotamento do padrão energético base petróleo, e a elevação do barril de 30 para 130 dólares em curto prazo de tempo. O Brasil sofre menos, por sua rara posição de possuir 42% de sua matriz energética independente do petróleo, mas o resultado é dramático para a América Central e África. A segunda é a crise dos alimentos, que deve se preservar por 5 até 10 anos. Independente se as razões tenham por origem o aumento de consumo, preços de fertilizantes, clima, ou a entrada dos fundos de ações, a verdade, diz o ministro, que a crise é dramática, exclui países e pode afetar a democracia. Neste cenário, é essencial a política de universalizar o conhecimento, aumentar a produtividade e a variedade de alimentos, muito factível com a ampliação das redes temáticas de ATER Assistência Técnica e Extensão Rural, agora também disponível na web, no endereço www.comunidades.mda.gov.br.