Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ministros assumem compromisso com o desenvolvimento rural nas Américas

Representantes de setores público e privado da saúde e da agricultura se reuniram para articular políticas públicas com estratégias para desenvolver a agropecuária e a saúde e promover o bem-estar da população.

Redação (16/05/2008) – O compromisso com a saúde agropecuária, o controle das zoonoses, a qualidade e inocuidade dos alimentos e da água potável foi assumido por ministros e representantes de 29 países do continente americano que participaram da 15ª Reunião Interamericana em Nível Ministerial sobre Saúde e Agricultura (RIMSA 15), realizada no Rio de Janeiro, até essa quinta-feira (12).

Representantes de setores público e privado da saúde e da agricultura se reuniram para articular políticas públicas com estratégias para desenvolver a agropecuária e a saúde e promover o bem-estar da população em cada um dos países das Américas.

No documento final do encontro, a Declaração do Rio de Janeiro sobre Agricultura e Saúde, foram acordadas ações consideradas fundamentais para alcançar as oito Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre elas, a necessidade de trabalho efetivo para reduzir os efeitos da mudança climática sobre a saúde e a agricultura e a implementação de políticas que favoreçam a melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais.

Outros temas, considerados de grande importância em cada nação, foram as ações para prevenir e reduzir a incidência de endemias, doenças desatendidas e enfermidades emergentes, além dos acordos e regulamentações para elevar a qualidade nutricional dos alimentos e reduzir substâncias que possam trazer riscos à saúde dos consumidores.