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Conselho empresarial Brasil-China apresenta "Agenda China"

Trabalho é inédito e tem parceria com o governo federal.

Redação (18/06/2008)-

·   Grupo de trabalho criado envolve Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Relações Exteriores

·   Documento inédito, que será apresentado no dia 3 de julho, em Brasília, identificou 619 produtos com oportunidades de negócios na China

·   Meta é triplicar as exportações brasileiras para a China até 2010
 

Identificar os nichos de mercado, as melhores formas de atuar no país e quais são e onde estão as oportunidades oferecidas pelo crescimento chinês. Esse é o resultado do inédito projeto “Agenda China – Ações Positivas para as Relações Econômico-Comerciais Sino-Brasileiras”, documento elaborado em conjunto pelo Conselho Empresarial Brasil-China, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). O relatório de mais de 100 páginas será apresentado no dia 3 de julho, às 8h, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

A Agenda China contempla análise de oportunidades para produtos e setores brasileiros na China, estratégias de promoção comercial e de construção da imagem do Brasil no país asiático, incluindo missões setoriais, e se estenderá de 2008 à Expo Shanghai 2010. O grupo de trabalho foi formado em dezembro passado e em sua fase inicial foram identificados 619 produtos com oportunidades de negócios no mercado chinês, a curto, médio e longo prazo – que representaram 67% do total das importações da China em 2007, cuja pauta total compreende 5.637 produtos. Após cruzamento de pautas e análise do potencial exportador brasileiro, foram selecionados 147 produtos com potencial significativo de curto prazo.

A iniciativa surgiu da constatação de que o Brasil precisa aprofundar a parceria sino-brasileira e, para tanto, definir uma estratégia e um plano de ação pró-ativo diante do crescimento da China. O aumento explosivo das exportações brasileiras à China (890% nos últimos sete anos) decorreu, principalmente, do crescimento da demanda chinesa por matérias-primas, ou seja, o Brasil tem apenas reagido à demanda chinesa.

“É fundamental o estabelecimento da parceria entre governo brasileiro e setor privado com intuito de adotar ações conjuntas pró-ativas no mercado chinês. O Conselho Empresarial Brasil-China foi o catalisador do projeto e encontrou no governo extrema receptividade e empenho para desenvolvimento e implementação de agenda estratégica. É primordial ressaltar que este trabalho é apenas a conclusão da primeira etapa de construção de uma extensa agenda para a China”, comenta Ernesto Heinzelmann, presidente do CEBC. 

Principais atividades do grupo Agenda China:

Identificar produtos e setores brasileiros com potencial de incremento no mercado chinês
Identificar barreiras para acesso ao mercado chinês
Identificar oportunidades para atração de investimentos chineses e formular estratégias para sua atração
Formular estratégias para promoção comercial na China e fortalecimento da imagem do Brasil no país asiático
Sugerir agenda de atividades brasileiras positivas na China, incluindo missões comerciais setoriais, participação em feiras etc

CEBC – Integrado por algumas das maiores empresas brasileiras e chinesas, o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão aperfeiçoar o relacionamento econômico sino-brasileiro por meio do diálogo empresarial. O conselho articula e promove interesses coletivos de seus associados e complementa a agenda governamental de relacionamento econômico bilateral. Sua agenda de trabalho envolve rotinas de contatos com autoridades de ambos governos, reuniões periódicas de lideranças empresariais brasileiras e chinesas, seminários especializados, inteligência comercial e divulgação de análises relevantes para as atividades empresariais sino-brasileiras.