Redação (24/06/2008)- Como membro da GAFTA (The Grain and Feed Trade Association) e da ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), a Emater/Rs-Ascar está habilitada para atuar como supervisora internacional da qualidade para produtos destinados à exportação e foi nomeada pela importadora para prestar mais esse serviço, operacionalizado através de sua Unidade de Classificação e Certificação, no porto de Rio Grande.
A operação consiste em avaliar as condições higiênico-sanitárias da embarcação para recebimento do produto, o controle do peso durante todo o carregamento e controle da qualidade do produto através de análises físicas.
O procedimento também inclui análises físico-químicas para determinar o teor de óleo e de proteína. No final do processo é emitido um certificado internacional de conformidade, baseado no contrato 124 da GAFTA.
Para o diretor Técnico da Emater/RS-Ascar, Paulo Silva, esse é um novo momento para o segmento de Certificação da Empresa. "É uma nova área de atuação que só pudemos desenvolver pela reconhecida credibilidade obtida nos diversos serviços prestados para o controle de qualidade de grãos", afirma Paulo Silva.