Redação (26/06/2008)- Conhecida pela produção e exportação de produtos alimentícios, especialmente carne de suínos e aves, o município catarinense de Chapecó sediará, nesta sexta-feira (27), o 17º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a missão de disseminar visões estratégicas do agronegócio brasileiro e estimular as cadeias produtivas a aumentar a participação no mercado internacional.
O secretário Célio Porto, da SRI/Mapa, vai abrir o seminário com palestra sobre os desafios às exportações do agronegócio brasileiro. O diretor-presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Vincenzo Mastrogiacomo, falará sobre os cenários e desafios do agronegócio para o mercado internacional. O seminário será das 8 horas às 17h30.
Durante todo o dia, serão abordados assuntos relativos à exportação de produtos agropecuários. Os participantes terão oportunidade de conhecer mais sobre a valorização dos alimentos pelo uso da indicação geográfica, a integração dos elos da cadeia produtiva para exportação, o passo-a-passo para exportar e as ferramentas de auxílio do Governo Federal ao exportador. Também serão apresentados casos de sucesso do estado de Santa Catarina.
O 17º AgroEx será realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Sebrae/SC, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Fasec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) e Sindicato e Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc).