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Meatsfrombrazil.com, uma nova opção de negócios para frigoríficos na internet

Três áreas serão abrangidas dentro do site, previsto para entrar em funcionamento até agosto deste ano: exposição, negociação e análise de compras.

Redação (26/06/2008)- O comércio eletrônico atual é uma tendência inegável, atingindo um faturamento superior a 6,4 bilhões de reais apenas no território brasileiro. Uma empresa de Chapecó conseguiu aliar esta realidade ao boom das vendas de carne de frango e suíno. A Meats From, através de seu portal de negócios www.meatsfrombrazil.com, ainda em fase de demonstração e captação de fornecedores, irá expor, em um mesmo local, frigoríficos, empresas de logística e transportes e companhias de seguros, com atuação a nível nacional e, prioritariamente, internacional.

Três áreas serão abrangidas dentro do site, previsto para entrar em funcionamento até agosto deste ano: exposição, negociação e análise de compras.

O setor de exposição contemplará aos usuários, normalmente trading companies, redes de supermercados e restaurantes, atacadistas, distribuidores e outros, um arsenal de dados por frigorífico cadastrado, desde os mais usuais como linhas de produtos e unidades de produção, com suas respectivas fotos, até itens eminentemente técnicos, como o rol de doenças e controles internos, como o ambiental e o sanitário, com valiosas informações referentes ao sistema de incubação e criação, inclusive a especificação do tipo de rastreabilidade utilizado nas unidades da empresa fornecedora.

Segundo Gustavo Barella, diretor comercial da Meats From, nesta fase o usuário irá analisar detalhadamente cada empresa fornecedora cadastrada e ali optar por uma delas, em caso de similaridade de preços. “Algumas informações como investimentos voluntários ou dados referentes ao bem-estar animal são cada vez mais importantes aos olhos de compradores e importadores, além de todos aqueles que se referem a segurança alimentar, presentes tanto no controle sanitário quanto no controle ambiental”, salientou ele.

A área de negociação é a mais importante do site. Ela se inicia com o cadastro do usuário, obrigatório para que ele possa fazer orçamentos com qualquer dos fornecedores cadastrados, sejam eles frigoríficos, empresas de logística ou de seguros, ou mesmo aproveitar as ofertas quinzenais que estarão a disposição dos visitantes.

Após qualquer orçamento, será criado um box dentro do site, similar a uma caixa de e-mails, onde se passará toda a negociação. Ali deverá constar a proposta do fornecedor escolhido, sendo que, no final do mesmo documento, o usuário poderá fazer uma contraproposta e reenviar ao mesmo fornecedor. Esta interação de proposta/contraproposta continuará até o fechamento do acordo comercial. Após o aceite de ambas as partes, o portal irá gerir automaticamente o Pedido de Compra, em caso de fornecimento interno, ou a Proforma Invoice, em caso de exportação, constando neste os dois aceites e a confirmação destes pelo portal.

Finalizando o processo, haverá o espelho da Nota Fiscal ou o Espelho da Commercial Invoice, para aquisições nacionais e internacionais, respectivamente, auxiliando ao cliente nos trâmites de recebimento e acomodação do estoque.

Barella afirma que há dois mecanismos interessantes nesta fase: a personalização dos orçamentos, oferecendo, por exemplo, espaços para a insersão de código específico de embalagem por produto e do nome de intermediários e a flexibilidade nas quantidades. “Se o usuário quiser orçar um container de 20’ com quatro produtos sem saber a quantidade necessária de cada um, por exemplo, o sistema facilitará o processo”, colocou. O outro diferencial é a estrutura de comunicação, formada pelo SAC, um e-mail personalizado, e pela Linha Direta, um ágil chat individual entre usuário e fornecedor.

Há ainda um outro programa, ainda em processo de finalização, denominado Ajuda e Interação com o Fornecedor, voltado ao usuário que está tendo dificuldades de comunicação com qualquer um dos fornecedores cadastrados. Ao solicitar este serviço, a administração do portal passa a intermediar a situação entre ambos. Se em sete dias o fornecedor não resolver o problema ou, ao menos, demonstrar interesse nisto, seus novos orçamentos serão temporariamente bloqueados.

A área de Análise de Compras se dá através do SRM, Supplier Relationship Management, um sistema que permitirá ao usuário analisar estatisticamente todas as aquisições finalizadas por ele no portal. Parecido com o CRM, porém voltado a avaliação dos fornecedores, o programa apresenta 24 módulos estatísticos que permitirão saber, por exemplo, qual é a média de compra junto a um determinado fornecedor ou quantos quilos foi adquirido em um certo mês.

Outro mecanismo de análise é a permanência do histórico de todas as transações finalizadas no portal durante um prazo de 5 anos, com todas as planilhas que foram utilizadas na concretização das compras, sem que o fornecedor ou o usuário precise guardar documentos em arquivos ou em computadores. Tudo ficará a disposição on-line durante 24 horas por dia, proporcionando ao interessado o acesso em qualquer computador ao redor do planeta.

“O portal será um aliado de frigoríficos e compradores no tocante a redução de custo, facilidade de comunicação, agilidade na negociação e, principalmente, segurança no fornecimento” finaliza Gustavo Barella.