Redação (30/06/2008)- Em meio às comemorações pelo centenário da imigração japonesa no Brasil, a cidade de Bastos (SP), distante 530 quilômetros da capital paulista, se mobiliza para a realização da 49ª edição da “Festa do Ovo”, evento que acontece entre os dias 17 e 20 de Julho, no recinto permanente de exposições Kisuke Watanabe, com expectativa de reunir mais de 100 mil visitantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior.
Pegando carona nesse interessante tema e no bom momento vivido pelo setor avícola no país, a Merial Saúde Animal participa da edição 2008 da Festa do Ovo, com um estande comemorativo em homenagem aos 100 anos da imigração.. Além disso, a Merial reforça uma vez mais o posicionamento da Vaxxitek HVT + IBD, a primeira vacina avícola com tecnologia vetorial do mundo, indicada para imunização contra doenças de Marek e Gumboro.
Fundada em 18 de Julho de 1928, pelo imigrante japonês Senjiro Hatanaka, Bastos tem hoje a maior concentração de imigrantes japoneses do estado. E são justamente esses filhos, netos e bisnetos de imigrantes japoneses os responsáveis por imprimir uma verdadeira revolução na avicultura de postura local. Transformação essa que conferiu ao município nos últimos tempos a alcunha de capital brasileira do ovo.
Com cerca de 70 famílias japonesas vivendo exclusivamente do trabalho nas granjas, a cidade responde atualmente por 20% da produção nacional de ovos, com a extraordinária marca de 17,6 milhões de matrizes alojadas e produção média de 12 milhões de unidades por dia. Elio Yamauchi, revendedor exclusivo da Merial na região, há mais de 40 anos acompanha a trajetória vitoriosa da colônia nipo-brasileira de Bastos, do anonimato à condição de referência na produção agrícola Paulista, já que o município se destaca também como grande produtor de café, algodão e bicho-da-seda.
Hoje, perto de completar 60 anos, Elio, que representa a segunda geração da família, toca a revenda apoiado pelo filho Eliton Yamauchi e colhe os frutos do trabalho sério realizado junto aos produtores da região. Elio mostra entusiasmo ao falar da festa que para ele é sinônimo de confraternização e também uma oportunidade de levar um pouco da tradição dos antepassados japoneses às novas gerações.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo SAC 0800 888-8484 ou no site www.merial.com.br.