A produção de carne de frango na União Europeia (UE) deve totalizar 10,85 milhões de toneladas em 2022, de acordo com projeção do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Paris. O volume representa aumento de 0,2% ante a estimativa para 2021, de 10,83 milhões de toneladas.
Segundo o adido, os surtos de influenza aviária em importantes países produtores do bloco devem ser compensados pelo relaxamento das medidas restritivas associadas à pandemia de covid-19. Com isso, “a produção de carne de frango na UE deve ser retomada, já que uma importante parcela do comércio dentro da UE atende a restaurantes”, disse o adido em relatório.
O adido observou também que os surtos de influenza aviária continuam afetando a produção e as exportações da UE, já que muitos importadores impuseram restrições ao produto do bloco. Além disso, o aumento dos custos por causa dos altos preços de grãos pode desacelerar o crescimento da produção em 2022, disse o USDA.
O consumo interno deve aumentar 0,6% em 2022, para 9,72 milhões de toneladas. As importações devem permanecer estáveis, em 630 mil toneladas. O adido estima que as exportações vão diminuir 2%, para 1,76 milhão de toneladas, em parte por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia.