A JBS deu início à construção do primeiro centro de pesquisa e inovação do Brasil dedicado ao desenvolvimento de carne cultivada em laboratório, chamado de ‘JBS Biotech Innovation Center’. A inauguração está prevista para o final de 2024, e o empreendimento ficará localizado no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), com um investimento total de US$ 22 milhões.
O centro contará com uma equipe de 25 pós-doutores, especializados em diversas áreas, dedicados a tornar o processo de produção de proteína cultivada mais eficiente, escalável e economicamente competitivo.
O projeto inclui a criação de laboratórios (fase 1) e uma planta-piloto (fase 2) nas instalações. Atualmente, cientistas da JBS no Sapiens Parque estão focados em estudos sobre células de espécies bovinas, com o objetivo de viabilizar a produção de proteína bovina cultivada no futuro.
Expansão Internacional
Além do centro em Florianópolis, a JBS também está realizando pesquisas sobre proteína cultivada na Espanha. Quando estiver disponível comercialmente, a proteína cultivada será introduzida aos consumidores na forma de alimentos preparados, como hambúrgueres, embutidos e almôndegas.