Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia Eólica

China vai construir turbina eólica do tamanho da Torre Eiffel

O diâmetro total da nova turbina eólica será de cerca de 330 metros de altura, fazendo com o que o equipamento se torne o maior do mundo

China vai construir turbina eólica do tamanho da Torre Eiffel

A empresa chinesa MingYang Smart Energy anunciou planos para a construção da maior turbina eólica do mundo. O equipamento teria cerca de 330 metros de altura, o tamanho da Torre Eiffel, em Paris, e forneceria 22 MW (megawatts) de energia. Quando finalizada, ela superaria uma outra turbina, de 260 metros, da mesma companhia no posto de maior do mundo.

Nova turbina eólica

  • Segundo a MingYang Smart Energy, o diâmetro do rotor da nova turbina terá mais de 310 metros de altura.
  • Como a estrutura da turbina precisa ser colocada em uma altura suficiente para garantir que as pás não mergulhem na água, ela pode alcançar um total de 330 metros.
  • O objetivo é que a primeira turbina esteja finalizada entre 2024 e 2025.
  • As informações são da New Atlas.

Promessa de maior geração de energia

Você deve estar se perguntando porque construir uma estrutura tão gigantesca. O segredo está nos componentes da turbina eólica.

Pás mais longas capturam mais vento e geram mais energia. Turbinas maiores geralmente reduzem os custos para os desenvolvedores de energia eólica, exigindo menos instalações para a mesma capacidade.

Outra questão importante é que as turbinas instaladas em terra estão começando a ficar muito grandes para alguns mercados, devido a restrições de licenciamento e logística. Por isso, a escolha de colocar esses grandes equipamentos no mar, onde os ventos também são mais intensos, o que gera mais energia.

Recentemente, a (até agora) maior turbina eólica do mundo estabeleceu um novo recorde mundial de geração de eletricidade em um período de 24 horas. Isso foi possível graças a um sistema inovador.

A marca foi atingida no dia 1º de setembro deste ano, em meio ao tufão Haikui, que gerou ventos com velocidade de cerca de 85 km/h. Foram produzidos 384,1 megawatts-hora durante o período, o suficiente para abastecer quase 170 mil residências.