No primeiro dia da missão oficial do Governo do Estado em Pequim, na China, o vice-governador Gabriel Souza liderou a comitiva gaúcha, expondo os potenciais do Rio Grande do Sul para investimentos, especialmente nas áreas de proteína animal e energias renováveis.
“Iniciamos nossas agendas na capital chinesa com a expectativa de ampliar nossas relações de negócios com o país, nosso maior parceiro comercial, responsável por quase US$ 5 bilhões em produtos gaúchos vendidos anualmente desde 2008”, afirmou Gabriel Souza. Em reuniões com empresas agrícolas, detalhou as características geográficas do estado, destacando a qualidade genética do rebanho gaúcho e a segurança sanitária como diferenciais para fortalecer o comércio bilateral.
- 📱Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
A delegação também participou de seminários sobre desenvolvimento sustentável de cadeias comerciais internacionais e cooperação na cadeia de abastecimento alimentar e pecuária China-Brasil. O vice-governador reforçou a importância do reconhecimento do estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela China para impulsionar as exportações, especialmente de carne bovina com osso e miúdos.
“Estarmos em solo chinês para apresentação técnica dos nossos produtos e diálogo com investidores amplia a possibilidade de avançar no pleito gaúcho. Pretendemos organizar uma missão por ano para a China, nosso principal parceiro comercial”, disse Ernani Polo, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O titular adjunto da Secretaria da Agricultura, Márcio Madalena, destacou a excelência da defesa sanitária do RS e os objetivos de habilitar plantas frigoríficas na área de suínos, bovinos e aves. Durante o evento, foram assinados dois memorandos de cooperação, um com a China Entry-Exit Inspection and Quarantine Association (CIQA) e outro com a Harbin Eletric Corporation, visando promover a cooperação prática entre as partes em comércio, investimento e outros campos relacionados.
Fonte Gov. RS.