O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin esteve em Parnaíba, litoral do Piauí, na última sexta-feira (15) para o lançamento de dois empreendimentos voltados à produção de Hidrogênio Verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
Em uma publicação em sua página no X (antigo Twitter), Alckmin comentou sobre a expectativa em torno do estado do Piauí, considerado pioneiro em energia verde e desenvolvimento sustentável. Ele enfatizou que as esperanças estão depositadas em um mundo mais inclusivo, sustentável e integrado, destacando ainda o investimento expressivo de R$ 200 bilhões que será direcionado ao Piauí nos próximos 10 anos. Esse investimento visa não apenas impulsionar a economia local, mas também posicionar o Brasil na vanguarda do desenvolvimento sustentável por meio da produção de hidrogênio verde.
O vice-presidente destacou a importância do Piauí ao estar à frente do tempo na produção de energias 100% renováveis, como hidrelétrica, eólica e solar. Ele ressaltou a relevância desse marco histórico e abordou o desafio ambiental que enfrentamos diariamente, destacando o papel protagonista do Brasil no cenário global de hidrogênio verde, que é considerado o combustível do futuro. Alckmin elogiou o Piauí por ser um estado que produz energia exclusivamente por meio de fontes renováveis, alcançando uma matriz energética completamente sustentável.
Essa visita e as iniciativas anunciadas sublinham o compromisso com a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis, destacando o potencial do Brasil nesse setor e a contribuição significativa do Piauí para essa mudança.