Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Retrospectiva 2023

Março: Sucessão familiar garante foco na evolução da GTFoods

Março: Sucessão familiar garante foco na evolução da GTFoods

Na edição 1325 da revista Avicultura Industrial, trouxemos uma reportagem especial com a GTFoods.

As empresas de perfil familiar são responsáveis por mais da metade do PIB brasileiro e empregam 75% da mão de obra no País. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deixam clara a importância do setor para a economia. Apesar dos números expressivos, apenas 24% dessas empresas se preparam para a sucessão, uma etapa fundamental para garantir a longevidade e manter a competitividade. A conclusão é da 10ª Pesquisa Global sobre Empresas Familiares – 2021.

Essa preocupação é grande entre as empresas familiares do agronegócio, setor responsável por 27,4% do PIB brasileiro em 2021. A pesquisa Governança no Agronegócio: Percepções, Estruturas e Aspectos ESG nos Empreendimentos Rurais Brasileiros, da KPMG no Brasil e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), mostrou que, para 54% dos entrevistados, a sucessão é a maior necessidade da empresa.

Seguindo esta tendência, a GTFoods vem há décadas preparando seus sucessores, que em 2018 assumiram seus postos de liderança na empresa. “Meu filho (Rafael Tortola, que assumiu a presidência do grupo em 2018), me acompanha no dia a dia da empresa desde criança e, ao alcançar idade para trabalhar, começou sua jornada na empresa, passando por todos os setores, o que garantiu a ele uma expertise quando o assunto é GTFoods”, diz o diretor industrial e sócio fundador do Grupo, Ciliomar Tortola.

Leia mais.