Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia eólica

Turbina eólica de madeira mais alta do mundo inicia operação

Turbina eólica de madeira mais alta do mundo inicia operação

A empresa sueca Modvion lançou a sua primeira turbina eólica com uma torre feita principalmente de madeira, apontando para uma alternativa mais sustentável para a produção de energia eólica. A torre inovadora, localizada em Gotemburgo, tem 150 metros de altura e é construída com 144 camadas de madeira laminada. Estas camadas são prensadas e encaixadas em cilindros de 16 a 24 metros de altura, empilhados no local de instalação. A estrutura modular em madeira oferece facilidade de transporte, instalação e manutenção, superando os desafios logísticos associados às torres tradicionais de aço.

A empresa destaca que a modularidade das torres de madeira permite construir turbinas ainda mais altas, uma vez que podem ser transportadas em módulos menores. Otto Lundman, diretor executivo da Modvion, menciona que a indústria pretende construir turbinas com 300 metros de altura de ponta de pá, e a modularidade oferece flexibilidade para alcançar esse objetivo.

As torres de madeira, além de serem mais leves, eliminam a necessidade de reforços adicionais para suportar o peso, ao contrário das torres de aço. Além disso, as torres modulares de aço requerem uma grande quantidade de parafusos e inspeções periódicas, enquanto as partes da torre modular de madeira são unidas apenas com cola.

A sustentabilidade é um ponto forte, uma vez que as torres de madeira eliminam a pegada de carbono associada à produção de torres de aço e têm a capacidade de se tornarem carbono negativo. O dióxido de carbono presente na madeira é retido, a menos que a madeira seja queimada ou apodreça. A torre de Gotemburgo, feita de abeto escandinavo, é resistente ao fogo e à umidade devido à densidade da madeira prensada.

A Modvion planeja estabelecer uma unidade de produção capaz de fabricar 100 turbinas modulares de madeira por ano até 2027, com a ambição de que, em 10 anos, 10% das turbinas instaladas globalmente sejam feitas de madeira. O projeto recebeu financiamento do programa Horizonte 2020 da União Europeia.