A Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) afirmou que o término da tarifa antidumping da China sobre a carne de frango brasileira será vantajoso para as cooperativas do estado. Anteriormente, essas cooperativas estavam sujeitas a pagar impostos entre 17,8% e 34,2% ao exportar carne de frango para a China.
Segundo a Ocepar, o fim dessa medida, anunciado pelo governo chinês ao brasileiro em 27 de fevereiro e em vigor desde 17 de fevereiro, pode até resultar em um aumento das exportações do setor para o mercado chinês.
A Ocepar também destacou que a produção e exportação de carne de frango são atividades importantes para o cooperativismo no Paraná. Em 2023, o estado exportou 2,08 milhões de toneladas de carne de frango, de acordo com dados do Ipardes, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Secretaria da Agricultura do Paraná, do Sindivavipar e da própria Ocepar. Destas, 1,27 milhão de toneladas foram exportadas pelas cooperativas, representando 61% do total, sendo que aproximadamente 18% desse volume teve como destino a China.