Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Legislação

Abatedouros de São Paulo são liberados para solicitar adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Abatedouros de São Paulo são liberados para solicitar adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA), recebeu na última quinta-feira (23/05), o despacho decisório do Departamento de Suporte e Normas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) acerca da ampliação de escopo para atuação na área de abatedouro frigorífico. Agora, a cadeia produtiva da carne poderá aderir ao Sistema Brasileiro (SISBI) e comercializar seus produtos para todo o país, além do Estado de São Paulo.

Para João Gustavo Loureiro, médico-veterinário e diretor do CIPOA, a conquista é resultado das melhorias e modernizações que vêm sendo implantadas na Defesa Agropecuária e no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP). “Após a equivalência, nos faltava alguns ajustes para inclusão no escopo do abate, para que pudéssemos incluir os frigoríficos. São estabelecimentos responsáveis por mais de 15 mil empregos diretos no Estado e pelo abastecimento de proteína em grandíssima quantidade e qualidade, com a carne bovina, suína, ovina e de aves para nossa população”, comemora o diretor.

Entenda

Publicada em 18 de março, no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a Portaria SDA nº 547 reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo (SISP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

Esse reconhecimento possibilita que os produtos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção de São Paulo possam ser comercializados em todo o país, aumentando a competitividade do produto paulista. Além disso, abre mercados para que o produto produzido sob inspeção no âmbito do Estado possa ser comercializado em todo Brasil.

“A ampliação da área de atuação é mais uma das muitas conquistas em prol do setor. Estamos trabalhando forte para alavancar a pecuária paulista, uma cadeia de suma importância para a economia agrícola do Estado de São Paulo”, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Os municípios onde se encontram esses estabelecimentos devem estabelecer convênio com o governo do Estado de São Paulo para atuarem na inspeção permanente desses estabelecimentos de abate.

“Para conferir um selo de equivalência e estampar o selo do SISBI em seus produtos, o estabelecimento abatedouro frigorífico que hoje é registrado junto ao SISP, pode buscar informações em nosso site e manifestar sua intenção através do email [email protected]”, explica Wander Dias, médico-veterinário e gerente do SISBI em São Paulo.

A legislação estabelece em seu Artigo 2º, que para indicação de estabelecimentos e produtos integrantes do SISBI-POA, o Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo terá seu escopo de adesão habilitado no sistema eletrônico de cadastro de serviços de inspeção, o e-SISBI/SGSI, disponível em: Link.