A Popeyes Louisiana Kitchen diz que problemas na cadeia de suprimentos estão dificultando a eliminação do glutamato monossódico, comumente conhecido como MSG, em seu frango frito.
A rede agora planeja se livrar do intensificador de sabor, que conquistou fãs e inimigos, até o final de 2025. Isso é três anos depois do compromisso anterior de removê-lo até o final deste ano. A Popeyes, de propriedade da Restaurant Brands International Inc., culpou o atraso por problemas de abastecimento, mas disse que ainda está trabalhando para um cardápio sem corantes, sabores ou conservantes artificiais.
“Atualmente, estamos testando ingredientes totalmente limpos em nossa massa, empanados e sanduíches em alguns mercados dos EUA e esperamos estar a caminho de um menu totalmente limpo em todo o país até 2025”, disse a empresa em comunicado à Bloomberg. “Esperávamos conseguir isso mais cedo, no entanto, nosso processo de testar novos ingredientes e obter amplo feedback dos hóspedes sobre as mudanças nas receitas foi retardado por um ambiente desafiador da cadeia de suprimentos.”
Frango é um grande negócio em fast food. O McDonald’s Corp., que no ano passado lançou seu próprio sanduíche de frango crocante estilo Popeyes, também usa MSG em seu filé de frango. Sanduíches de frango da Chick-fil-A Inc. também têm o aditivo. Mas os restaurantes têm tentado melhorar a saúde e o impacto ambiental de seus cardápios nos últimos anos, removendo corantes e conservantes artificiais e passando a servir apenas ovos livres de gaiolas.
Outras cadeias atrasaram os votos de melhores ingredientes devido a problemas na cadeia de suprimentos durante o curso da pandemia de Covid-19, que derrubou as linhas de fornecimento de alimentos nos EUA e no mundo. A Chipotle Mexican Grill Inc., por exemplo, tem lutado para obter frango com certificação humana para seus restaurantes.
O MSG, um tipo de sal de sódio de um aminoácido comum, realça o sabor dos alimentos e é usado há décadas. É comumente associado a comida para viagem, juntamente com carnes processadas e sopas. A Food and Drug Administration dos EUA diz que adicionar MSG aos alimentos é geralmente reconhecido como seguro, embora muitas pessoas digam que são sensíveis a ele. Alguns relatam o desenvolvimento de dores de cabeça e náuseas depois de comer alimentos com o ingrediente, mas os cientistas não confirmaram uma ligação.