Na manhã desta sexta-feira (01/07), uma delegação diplomática da República Unida da Tanzânia esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O grupo, chefiado pelo embaixador Adelardus Kilangi, foi recebido pelo superintendente Robson Mafioletti, o gerente técnico Flávio Turra, e a analista Carolina Bianca Teodoro. Segundo a embaixada do país, o objetivo da visita foi estabelecer e estreitar relações com entidades do setor produtivo do Paraná. Na quinta-feira (30/06), o embaixador esteve com o vice-governador Darci Piana, que apresentou dados sobre o Estado, a produção e a exportação de proteína animal – frangos, suínos e peixes, em especial a tilápia; de grãos, como soja, milho e trigo; mandioca, mel e seda; e os investimentos em projetos para a produção de energia solar, duplicação das rodovias e da Nova Ferroeste.
Cooperativas – Uma realidade que chamou a atenção do embaixador, em visita à região de Foz do Iguaçu e Cascavel, é a força econômica e social das cooperativas no Estado. “Temos muito o que aprender com o Brasil, porque temos muitos produtores agrícolas menores que precisam de cooperativas para serem fortes. Como no Paraná esse modelo deu certo, queremos aprender com visitas técnicas aqui”, enfatizou Kilang.Na tarde desta sexta-feira (01/07), a delegação da Tanzânia visitará a sede da Frísia Cooperativa Agroindustrial, em Carambeí, região dos Campos Gerais do Paraná.
Potencial – Representantes da Ocepar apresentaram a história e o potencial produtivo das cooperativas paranaenses. O país africano tem interesse em estabelecer parcerias nas áreas agrícolas, energia renovável e turismo, entre outras. A balança comercial entre Brasil e Tanzânia, em 2021, foi de US$ 30,5 milhões, com saldo positivo para o comércio brasileiro de US$ 29,9 milhões. Na pauta de vendas, destaque para açúcar, automóveis e carne de aves.
Ouro e turismo – Na economia da Tanzânia, o ouro é o principal item de exportação. O país tem forte potencial turístico, com destaque para a maior cratera vulcânica inativa do mundo, o Ngorongoro, também o Monte Kilimanjaro, o ponto mais elevado do continente africano, e o Parque Nacional do Serengeti, safari fotográfico muito procurado por conta das populações de elefantes, leões, leopardos, búfalos e rinocerontes. Localizam-se na Tanzânia os três maiores lagos da África.