A Cobb-Vantress, líder global em genética avícola, anuncia investimento de R$ 50 milhões em uma unidade de produção de pintinhos de um dia em uma área de 16 hectares adquirida pela companhia no município de Prata, no Triângulo Mineiro. A iniciativa deve gerar 60 empregos diretos na região, estima o médico veterinário e diretor de Produção de Incubatórios da Cobb-Vantress na América do Sul, Eduardo Costa. “Este projeto prevê a construção de um incubatório de ovos férteis com a finalidade de produzir aves matrizes de um dia para produção de frango de corte atendendo ao mercado nacional e exportações”, explica o executivo.
De acordo com ele, a construção do incubatório em Prata faz parte do plano de expansão da Cobb-Vantress em toda a América Latina e tem como objetivo absorver a produção das granjas de Minas Gerais, que já estão em obras, para expandir a sua capacidade produtiva, com um investimento total ultrapassando R$ 160 milhões. A empresa tem outras unidades instaladas no Estado, em Itapagibe e Campina Verde, no Triângulo Mineiro.
A região do Triangulo Mineiro está entre as mais produtivas e promissoras do estado e a cidade de Prata está estrategicamente localizada às margens da BR-153, favorecendo muito a logística de aves e ovos. “Além da produção de proteína animal saudável e sustentável, uma das missões da Cobb é promover o desenvolvimento das comunidades onde está inserida, por meio da geração de empregos, renda e ações sociais”, comenta Costa.
Expansão no mercado sul-americano
A Cobb, que já vinha registrando crescimento orgânico nos últimos anos, viu uma aceleração da sua expansão de mercado desde o final de 2020, quando lançou o macho reprodutor mais eficiente do mercado, ressaltou Costa. “Nosso crescimento na região, que já vinha em bom ritmo, aumentou bastante a partir da introdução do CobbMale. Com excelentes resultados em ganho de peso diário, conversão alimentar e rendimento de carcaça, mesmo com uso de ração de menor custo, esta ave teve uma aceitação acima das expectativas”, afirmou.
Ele pontua o acerto da empresa em disponibilizar este produto em cenário de recordes semanais nos preços da soja e do milho, principais insumos de produção, o que contribuiu com a competitividade do produtor. “Os custos subiram muito, apertando as margens do produtor. E isso levou a um aumento da procura por aves mais eficientes e com bom desempenho mesmo com uma ração mais barata. Este quadro contribui com o nosso crescimento de mercado”, encerrou Costa.