Levantamento recente do Cepea revela que, enquanto os preços da carne bovina seguem em forte alta e os da carne suína se mantêm estáveis, o valor médio da carne de frango vem subindo em outubro. Isso tem ampliado a competitividade da carne de frango em relação à bovina, mas reduzido frente à suína, conforme indicam os pesquisadores.
Até o dia 23 deste mês, a diferença de preço entre a carcaça bovina e o frango inteiro resfriado aumentou 20,3% em relação a setembro, com a carcaça bovina custando R$ 13,13/kg a mais. Esse aumento favorece a carne de frango como opção mais acessível para o consumidor. No entanto, a vantagem frente à carne suína está menor: o frango resfriado agora custa R$ 5,80/kg a menos que a carcaça especial suína, 3,6% abaixo da diferença registrada em setembro, o que reduz sua competitividade frente à proteína suína.
Esse cenário aponta para um equilíbrio instável no mercado de proteínas, onde a valorização das carnes bovina e de frango afeta diretamente as preferências e o poder de compra do consumidor.