Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Europa

Na Grã-Bretanha, novas restrições foram implementadas para proteger a indústria suína da PSA

Os viajantes agora só poderão levar até 2 kg de carne de porco

Na Grã-Bretanha, novas restrições foram implementadas para proteger a indústria suína da PSA

A medida ocorre quando a doença altamente contagiosa se espalha na Europa continental, com milhares de porcos e javalis morrendo ou sendo abatidos.

O vírus não representa uma ameaça humana, mas o governo alertou que é “um risco significativo para o nosso rebanho doméstico de porcos”.

Os viajantes agora só poderão trazer até 2 kg de carne de porco.

Qualquer valor acima desse valor será confiscado, a menos que se prove que foi produzido de acordo com os padrões comerciais da UE.

A National Pig Association saudou os novos controles de fronteira de quinta-feira.

A conselheira de política sênior da associação, Rebecca Veale, disse que um surto de Peste Suína Africana (PSA) no Reino Unido poderia “potencialmente devastar empresas em todo o país”.

Ela acrescentou: “Estamos muito satisfeitos que o governo tenha entendido o risco que a peste suína africana representa para nosso rebanho nacional de porcos e, ao ouvir nosso apelo à ação, agora está fortalecendo significativamente a proteção de nossas fronteiras.

“O risco de PSA nunca foi tão grande e os recentes surtos ligados ao movimento humano na Itália e na Alemanha serviram como um lembrete de quão vulneráveis ??somos”.

‘Grave e prejudicial’

Desde que emergiu da África Oriental no início de 1900, a Peste Suína Africana passou pela África Subsaariana e foi relatada em 32 países desde 2005.

Em 2022, a doença foi detectada no noroeste da Itália e em Roma e mais a oeste na Alemanha, perto da França e da Holanda.
 
Os cientistas dizem que estão vendo grandes saltos geográficos da doença, provavelmente ligados à atividade humana.
No mês passado, as empresas criticaram o governo por atrasar verificações extras nas importações da UE, alegando que as fronteiras do Reino Unido estavam sendo deixadas vulneráveis ??a produtos inseguros.

Nick Allen, da Associação Britânica de Processadores de Carne, disse: “Nossa preocupação estava aumentando com o aumento preocupante de pequenas vans de carne que entram no Reino Unido de áreas com peste suína africana, mas sem controles de fronteira. Portanto, estamos extremamente aliviados que essas novas medidas sejam implementadas com efeito imediato.”

A Agência de Saúde Animal e Vegetal do governo também definiu o nível de risco de que o vírus da PSA possa ser trazido para a Grã-Bretanha como “médio”.

Pesquisas da agência descobriram que a maneira mais provável de o vírus ser introduzido seria por um membro do público trazendo carne suína ou produtos suínos de um país afetado pela PSA. Atualmente não há vacina disponível.

O vice-chefe veterinário do Reino Unido, Richard Irvine, disse: “Se a peste suína africana chegar ao Reino Unido, isso terá um impacto severo e prejudicial em nossos porcos e na indústria suína.
 
“Um único surto dessa doença altamente infecciosa também prejudicaria as relações com nossos parceiros comerciais e ameaçaria os meios de subsistência de milhares de nossos suinocultores”.

O ministro da Biossegurança, Lord Richard Benyon, disse que as medidas são “decisivas e proporcionais”.