A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa de um simulado de Peste Suína Africana (PSA), no município de Presidente Getúlio-SC, entre os dias 19 e 26 de novembro. O objetivo é obter mais conhecimento, preparar os técnicos para atuação em doenças emergenciais, e consequentemente prestar um serviço de qualidade à população. O Brasil é livre da PSA.
Da Adapec, participa o gerente de sanidade animal, Sérgio Liocádio, e a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea, Regina Barbosa. A capacitação servirá para ambos exercerem as funções de gestor e executor do Plano de Contingência para Peste Suína Africana – Níveis Tático e Operacional.
A PSA é uma doença exótica no Brasil, Nos últimos anos tem aumentado sua ocorrência em outros países. “Têm casos registrados na República Dominicana e Haiti, daí a importância deste simulado, onde aprimoramos nossa vigilância e nos preparamos para um possível surgimento da enfermidade”, analisou Sérgio Liocádio.
O treinamento é promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a colaboração de parceiros.
De acordo com o evento, durante o período da simulação serão realizadas visitas às propriedades rurais; Inspeção de animais com colheita de material para exames; Interdição simulada das propriedades rurais; Fiscalização simulada do trânsito de veículos com barreiras em estradas; desinfecção de veículos; Informes e atividades educativas para a população.