O Tribunal Distrital dos EUA para o norte da Califórnia está permitindo que uma ação judicial questionando a implementação do Novo Sistema de Inspeção de Suínos do USDA prossiga negando a moção do USDA para encerrar o caso.
A ação foi movida em janeiro de 2020 pelo Center for Food Safety, Food & Water Watch e Humane Farming Association.
Os grupos alegam que a regra final para implementar o novo sistema voluntário elimina aspectos importantes do processo de fiscalização e viola a Lei de Procedimento Administrativo e a Lei de Inspeção Federal de Carne.
O sistema de inspeção tradicional do USDA exigia que os inspetores federais inspecionassem os suínos antes do abate, marcando e separando os animais indicando sinais de doença. Também exigiu que inspetores federais avaliassem a carcaça de cada animal, condenassem os animais encontrados adulterados e fiscalizassem o descarte dos animais condenados.
Os grupos alegam que o novo sistema permite que os funcionários da fábrica conduzam inspeções pré e pós-abate, em vez de investigadores federais.
Eles também alegam que os funcionários das fábricas não são obrigados a receber treinamento em inspeção, o que eles afirmam aumentar a quantidade de produtos suínos adulterados ou contaminados que entram no mercado de alimentos e o risco de doenças transmitidas por alimentos.
Além disso, os demandantes alegam que o aumento da velocidade das linhas no novo sistema diminuirá a capacidade dos inspetores de identificar carcaças potencialmente doentes ou adulteradas. Eles também alegam que a regra final para o novo sistema revoga os padrões de teste de E. coli e salmonela e dá aos estabelecimentos a capacidade de determinar planos de amostragem microbiológica de forma independente.
Por fim, os demandantes alegam que seus membros que desejam continuar consumindo carne suína não poderão evitar a carne suína proveniente de usinas que utilizam o novo sistema, dada a quantidade de usinas passíveis de adotar o sistema e a ausência de rotulagem quanto ao local de abate dos suínos.
A regra final promulgada pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do USDA entrou em vigor em 2 de dezembro de 2019. O USDA buscou indeferir a ação devido à falta de legitimidade dos reclamantes.
Em sua decisão, o juiz Jeffery S. Wright disse: “… o tribunal conclui que há uma ameaça crível de que os membros dos reclamantes enfrentam um risco aumentado de doença devido ao consumo de produtos adulterados por causa da regra final, estabelecendo suficientemente a posição com base em danos futuros potenciais. ”
“Estamos satisfeitos que o tribunal reconheça a ‘ameaça credível’ representada pelas novas regras de inspeção de suínos do USDA”, disse Ryan Talbott, advogado da equipe do Center for Food Safety, em um comunicado à imprensa.
“Essas regras são desastrosas para a saúde pública, pois transferem as tarefas de inspeção para funcionários não treinados da fábrica e permitem o aumento da velocidade das linhas. Isso quase garante que a carne contaminada seja vendida aos consumidores, aumentando a ameaça de surtos de doenças transmitidas por alimentos ”, disse ele.
A decisão do tribunal aproxima os demandantes de encerrar “essa mudança imprudente de política”, disse ele.
O Conselho Nacional de Produtores de Carne Suína se recusou a comentar as decisões do tribunal.