As energias renováveis ??desempenham um papel central no sistema elétrico nacional: no ano passado representaram 44% da produção total de eletricidade, segundo dados da Red Eléctrica de España. Peso que vai continuar a aumentar no futuro próximo, em virtude das orientações nacionais e europeias que orientam o caminho da energia para um modelo descarbonizado.
De todas as tecnologias renováveis, a geração de biomassa apresenta vantagens que a tornam imprescindível no modelo energético do futuro, como é o caso de sua gerenciabilidade. E, ao mesmo tempo, é uma ferramenta muito eficaz para promover o desenvolvimento dos territórios rurais e preservar o meio ambiente, graças à geração de empregos que já é a sua contribuição para a prevenção dos incêndios florestais.
Quanto à sua importância estratégica no mix de energia, a eletricidade produzida a partir da biomassa é a única fonte renovável de energia gerenciável , de forma que não depende de fatores variáveis ??como o vento ou a água. Não fica, portanto, à mercê de circunstâncias meteorológicas, como acontece com outras tecnologias, como a hidráulica, a eólica e a fotovoltaica, incapazes de fornecer energia na ausência de vento, água represada ou radiação solar.
A biomassa contribui, portanto, para manter um fornecimento estável e constante de energia em situações de aumento abrupto da demanda de energia, como aconteceu em janeiro passado com as tempestades de inverno. Proporciona estabilidade ao preço da energia elétrica e pode garantir o abastecimento.
Outro efeito positivo da geração de biomassa é a contribuição para a melhoria do manejo florestal e, com isso, a redução dos incêndios florestais . Um fator baseado no uso sustentável de restos vegetais, que são removidos e manejados, evitando-se o acúmulo de material combustível em áreas de risco, bem como sua queima descontrolada. Portanto, é considerada uma estratégia eficiente e econômica para tentar reduzir o risco de incêndios e as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
A Ence promove essa tecnologia para transformar o modelo de energia e torná-lo mais verde e sustentável. Tanto é que esta empresa desenvolveu um Decálogo para a Sustentabilidade da Biomassa como Combustível , uma iniciativa inovadora em empresas espanholas, lançada para garantir o seu compromisso com a sustentabilidade na utilização da biomassa e no cuidado do meio ambiente. fonte de energia. O respeito pelo ambiente natural, a sua compatibilidade com as práticas agrícolas e florestais, bem como a maximização da eficiência energética, entre outros, são aspetos que o Decálogo garante.
A Ence tem capacidade de geração total de 266 MW em suas usinas de energia renovável, aos quais se agregam 112 MW em suas usinas de cogeração e geração com biomassa e lignina de suas biofábricas de celulose. Na verdade, esta empresa é a maior produtora de energia renovável a partir de biomassa agroflorestal na Espanha, um país que possui uma grande disponibilidade de biomassa em florestas e áreas de cultivo. Um grande potencial que a sociedade deve aproveitar.
A empresa fechou acordos com vários gestores de vestígios da fábrica em Madrid, de forma a contribuir para a valorização dos vestígios da fábrica que a tempestade “Filomena” deixou na capital. Estima-se que mais de um milhão de árvores foram afetadas em maior ou menor grau pela forte nevasca, que deixou uma grande quantidade de biomassa em parques e ruas. A Ence receberá todos esses restos de usinas e os transformará em energia verde em suas usinas de geração de biomassa, mais um exemplo da contribuição da empresa para a economia circular.