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Mercado

Gerando valor e resultados para cadeia suinícola, Assuvap/Coosuiponte reafirma o propósito em transformação, com novo posicionamento e identidade de marca

Sempre à frente, as Instituições apresentam o contemporâneo entrelaçando as gerações que fazem a história da suinocultura mineira

Gerando valor e resultados para cadeia suinícola, Assuvap/Coosuiponte reafirma o propósito em transformação, com novo posicionamento e identidade de marca

Assuvap/CoosuiponteA suinocultura do Vale do Piranga, em Minas Gerais, é referência regional na produção tecnificada e independente de suínos, com foco nos mercados interno e externo. Cada vez mais competitiva e engajada, a suinocultura se fortalece, agrega novos parceiros e se moderniza. Dentro dessa perspectiva, a alta qualidade da proteína produzida na região do Vale do Piranga, com enfoque na saúde e no sabor, foi determinante para o crescimento e expansão da cadeia. Com 90 mil matrizes, produzimos, anualmente, mais de dois milhões de cevados (2.520.000) o que corresponde, em média, 277 milhões e 200 mil quilos de carne, por ano.

“A inovação é uma marca muito forte das duas instituições. Tanto a Assuvap quanto a Coosuiponte têm um reconhecimento nacional pela característica de uma suinocultura altamente tecnificada. Há cinco anos a gente vem aproveitando e enxergando a oportunidade de modernização e evolução no nosso modelo de gestão”, destaca Paula Gomides/Gerente Geral da Assuvap/Coosuiponte.

A produção de suínos movimenta o agronegócio e a cadeia produtiva nacional, devido ao alto consumo de milho – 630 milhões (saca/ano) e de farelo de soja 12.600.000 (doze milhões e seiscentos mil/ano). O desenvolvimento da suinocultura, no Vale do Piranga, fortalece a geração de empregos diretos e indiretos, criando um total de 38 mil postos de trabalho, sendo 5 mil diretos e 33 mil indiretos, o que gera valor salarial de R$ 11 milhões de reais, conforme dados atualizados. A suinocultura é a principal atividade econômica dentro da seção agropecuária e a segunda principal atividade econômica em geral da microrregião, responsável por 6% do total de empregados.

Diante de um cenário extremamente promissor e de mudanças profundas que emergem a todo momento, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga/Assuvap e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região/Coosuiponte para acompanharem os movimentos de mercado e as tendências do mundo das marcas, trazem uma evolução das logomarcas que traduzem os valores e propósitos das entidades, em inovação, empreendedorismo e modernidade, o que reforça o compromisso em ser disruptiva e estar cada vez mais próxima dos suinocultores. “Ponte Nova tem uma característica tão interessante que nós somos suinocultores 100% independentes e quase todos nós somos 100% suinocultores, ou seja, não temos outras atividades. Eu seria capaz de dizer que neste estilo e nesse formato, nós somos a maior cooperativa do Brasil. De Minas, tenho certeza de que nós somos. E mais, somos a Cooperativa de Suinocultores que mais fatura no Brasil, no sentido de comercializar produtos/insumos para os cooperados”, explica João Leite, presidente da Coosuiponte, ao falar com entusiasmo sobre o crescimento das duas entidades que são quase simbióticas, em que uma fortalece a outra, sendo um marco na história das duas. “Essa marca, esse novo reposicionamento da Assuvap e da Coosuiponte, é no sentido de acompanhar a evolução tecnológica, esse círculo social e econômico que muda muito rápido. A gente tem que trabalhar para se reposicionar buscando inovação o tempo todo”, finaliza João Leite.

Modernidade e abrangência são presenças fortes nas identidades visuais e dizem muito sobre como as Instituições estão conectadas ao século XXI. A proposta é reposicionar as Instituições nos mercados mineiro e nacional como duas grandes aliadas da suinocultura, dos produtores, fornecedores e todos os elos da cadeia. “Trouxemos na marca da Assuvap toda a modernização que representa a suinocultura do Vale do Piranga. Ressignificamos a marca Coosuiponte, trazendo elementos de inovação, pertencimento, abrangência e o cooperativismo como protagonista”, ressalta Paula Gomides. Com toque mais contemporâneo, marcante e cores vivas, a inserção do verde que fortalece o cooperativismo e, claro, a presença do suíno nas duas identidades reforça a personalidade e pontos importantes de conexão.

“As duas marcas passaram por uma modernização, com novas fontes e cores, mas sem perder a força das identidades”, explicou a equipe da agência de publicidade OS3, responsável pelo projeto. “O ponto chave da marca Assuvap é que ela transmita toda a modernização e tecnificação que a suinocultura do Vale do Piranga representa no cenário nacional. Já a marca Coosuiponte ganhou importantes elementos do cooperativismo, como a cor verde e o arco que representa a abrangência e a ideia de pertencimento de toda a cadeia”.

Um dos grandes desafios das entidades é contribuir para a transformação no formato de gestão do agro brasileiro, construindo uma cadeia forte e ao mesmo tempo atender às expectativas do consumidor, pois a cada dia as marcas são questionadas pelo papel social e ambiental. Por esse motivo, a Assuvap e a Cossuiponte trazem essa evolução na identidade visual, reforçando o comprometimento com os temas e, também, no formato de gestão com olhar mais disruptivo e inclusivo.