A Neoenergia iniciou nesta quinta-feira a operação comercial do Complexo Eólico Chafariz, no sertão da Paraíba. As primeiras dez turbinas — de um total de 136 que serão instaladas — entraram em funcionamento, gerando energia suficiente para abastecer 100 mil famílias.
A construção do complexo foi iniciada em outubro de 2019. Ele terá, ao todo, 15 parques — um dos maiores projetos de geração eólica da Neoenergia no país. A implantação completa está prevista para acontecer até o fim do ano.
O início da operação comercial foi viabilizada pela energização da nova subestação Santa Luzia II e de uma linha de transmissão, adquiridos no leilão de transmissão do fim de 2017.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, dos quais 88% são de energia renovável. A companhia também está construindo o equivalente a mais 1 GW em parques eólicos.
A empresa está na Bolsa desde de junho de 2019, quando fez um IPO de R$ 3,7 bilhões. A Neoenergia é controlada pela espanhola Iberdrola (51%), e o fundo de pensão dos funcionários do BB, a Previ, tem 30,3%.