Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA nas Américas

Comissão Oficial para o Controle e Erradicação de Surtos de PSA se declara em sessão permanente

Na República Dominicana, Comissão Oficial para o Controle e Erradicação de Surtos de Peste Suína Africana em sessão permanente para fortalecer as medidas implementadas no país

Comissão Oficial para o Controle e Erradicação de Surtos de PSA se declara em sessão permanente

A Comissão Oficial de Controle e Erradicação de Surtos de Peste Suína Africana informou nesta segunda-feira que a doença que atinge os suínos foi detectada em 11 províncias do país, por isso ativou imediatamente o protocolo de isolamento do vírus nesses locais.

Entre as províncias estão Sánchez Ramírez, Santiago, Hermanas Mirabal, La Vega, Montecristi, Elías Piña, San Juan e o Distrito Nacional. As brigadas de controle sanitário estão se encaminhando para as demarcações para intervir nos incubatórios de quintal, por estarem suscetíveis a contrair a doença.

Os organismos internacionais FAO, IICA e OIRSA prestaram apoio técnico e financeiro para combater o vírus ASF. Nesse sentido, Carlos Moreno, oficial de Sanidade Animal da Oirsa, chegou ao país neste final de semana para realizar operações de apoio em campo.

 

Ações em Sánchez Ramírez 

Neste domingo, fazendas de suínos de quintal localizadas em Cevicos, Fantino, Villa la Mata, Quita Sueño e o município principal de Sánchez Ramírez intervieram para erradicar a doença que afeta a população de suínos.

Até as primeiras horas da manhã de domingo (1), cerca de 14.135 porcos criados no quintal foram identificados nesses locais.

Cinco equipes de trabalho compostas por um veterinário da Diretoria de Saúde Animal da DIGEGA do Ministério da Agricultura, um perito do Banco Agropecuário, auxiliares, trabalhadores e membros da segurança nacional deslocaram-se às diferentes fazendas para proceder ao abate de os animais e os porcos, única medida sanitária para erradicar a doença de acordo com o protocolo estabelecido para o controlo e erradicação da Peste Suína Africana.

O Governo dominicano está aplicando todas as recomendações que regulamentam os organismos internacionais para conter o avanço da ASF mediante a implementação das normas que nos envia a situação sanitária existente.

Por meio do Banco Agrícola garantimos o pagamento de acordo com o preço de mercado vigente para os suínos que são abatidos nas demarcações para que os produtores não sejam economicamente afetados.

Os técnicos do Banco Agrícola estão realizando o processo de avaliação dos espécimes e preenchimento de formulários, para que os suinocultores possam sacar o dinheiro da indenização no prazo de doze a quinze dias.

Os trabalhos de contingência e desinfecção dos veículos continuam a ser realizados em toda a província e de forma preventiva nas localidades vizinhas, e são realizados em conjunto com o Centro de Operações de Emergência (COE), Corpo de Bombeiros, Polícia Nacional, Forças Armadas, entre outros organismos.

 

Atualizações desta quarta-feira (4) sobre Comissão Oficial para a Erradicação da PSA em sessão permanente

A Comissão Oficial para o Controle e Erradicação de Surtos de Peste Suína Africana se declara em sessão permanente para fortalecer as medidas implementadas no país e otimizar a coordenação interinstitucional com as diferentes equipes que estão no terreno nos trabalhos de levantamento, controle e erradicação da ASF.

Nas últimas 48 horas, as equipas comandadas pelos diretores regionais do Ministério da Agricultura e da Direcção-Geral da Pecuária continuam com o protocolo de eliminação dos focos.

Informamos que já se encontra no país um equipamento de alta tecnologia doado pelo governo dos Estados Unidos que está instalado na unidade de biologia molecular do Laboratório Central Veterinário (LAVECEN) com o objetivo de aumentar a resposta diagnóstica e obter resultados oportunos e oportunos no suporte .à vigilância epidemiológica do plano de controle e erradicação da PSA. A LAVECEN possui toda a logística instalada para atender a esta emergência sanitária.

As províncias com positividade para a doença suína são Sánchez Ramírez, Santiago, Hermanas Mirabal, La Vega, Montecristi, Elías Piña, San Juan, o Distrito Nacional, Dajabón, Duarte e Santiago Rodríguez. As brigadas de controle sanitário estão se encaminhando para as demarcações para intervir nos incubatórios de quintal, por estarem suscetíveis a contrair a doença.

O Governo dominicano está aplicando as normas de organismos internacionais para conter o avanço da ASF mediante a implementação das normas que nos manda a situação sanitária existente.