A Tyson Foods é um dos maiores produtores de aves do país, e um novo relatório mostrou que o domínio da indústria da empresa sediada em Arkansas teve alguns efeitos esmagadores sobre seus produtores contratados e trabalhadores da fábrica.
O relatório da Union of Concerned Scientists detalhou como a Tyson, o terceiro maior empregador do Arkansas, tem um controle semelhante a um monopólio sobre o processamento de aves.
Ricardo Salvador, diretor do programa de alimentos e meio ambiente do Union of Concerned Scientists, disse que o poder político da Tyson e sua alta concentração de mercado colocaram muitos de seus trabalhadores em fábricas em risco físico devido à alta demanda de trabalho, especialmente durante o COVID-19.
“Se não tivéssemos os trabalhadores que realizam o trabalho brutal e servil da agricultura, todo o sistema entraria em colapso”, afirmou Salvador. “E eles merecem ter os mesmos salários, os mesmos benefícios, o mesmo meio de vida e proteção no local de trabalho que o restante de nós presume ser nossos direitos.”
Os trabalhadores da avicultura estão expostos a muitas ameaças físicas à saúde no trabalho, incluindo distúrbios musculoesqueléticos, produtos químicos perigosos, lesões traumáticas decorrentes da operação de máquinas e muito mais.
A pandemia exacerbou muitos desses riscos à saúde. De acordo com o relatório, lobistas da indústria para a Tyson e outros pressionaram para que o então presidente Donald Trump assinasse a ordem executiva no início da pandemia, que declarou que as fábricas deveriam ser reabertas.
Magaly Licolli, diretora executiva do grupo de trabalhadores sem fins lucrativos Venceremos, disse que a pandemia demonstrou o poder que Tyson tem sobre o estado e como isso prejudica os trabalhadores, muitos dos quais são predominantemente pessoas de cor.
“Muitos imigrantes que vivem no Arkansas que trabalharam nesta indústria, muitos deles não podem trabalhar em outro lugar, então isso cria um ciclo de pobreza”, afirmou Licolli. “Eles são vistos como descartáveis, então eventualmente precisarão encontrar recursos para sobreviver.”
Salvador argumentou que uma solução seria fortalecer as leis antitruste para avaliar melhor a cadeia de abastecimento agrícola do país. Licolli observou que Venceremos está trabalhando em uma petição que planejam entregar à liderança da Tyson nas próximas semanas, pedindo aumento de salários.