Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Programação pré-Congresso debate Reprodução Suína no dia 2 de junho

O mais importante evento técnico-científico da suinocultura mundial vai reunir especialistas de todo o mundo de 2 a 5 de junho na cidade do Rio de Janeiro

Programação pré-Congresso debate Reprodução Suína no dia 2 de junho

No dia 02 de junho profissionais da suinocultura mundial estarão reunidos para debater aspectos importantes da reprodução suína. O Pré-Congresso de Reprodução faz parte da programação do IPVS 2020, o maior evento da suinocultura mundial, que acontece de 2 a 5 de junho na cidade do Rio de Janeiro. Debruçados sobre o tema “Manejo reprodutivo: pontos-chave para encarar os desafios da fêmea suína contemporânea”, os palestrantes irão abordar as principais preocupações envolvendo as fêmeas hiperprolíficas. O objetivo é oferecer conhecimento atualizado para a implementação de estratégias de manejo adequadas às fêmeas e otimizar o crescimento de seus leitões.

“Este painel vai destacar o preparo de marrã, a longevidade da fêmea, e outros temas ligados à fertilidade e desempenho da fêmea suína para se obter uma maior permanência no plantel de reprodução. Tal conhecimento é importante para manter o controle do status sanitário e a eficiência reprodutiva do plantel”, aponta a médica veterinária e presidente da IPVS, Fernanda Almeida.

O Pré-Congresso de Reprodução acontece das 13h às 17h, dividido em quatro palestras. A programação começa com os “Parâmetros-chave de fenótipos que determinam a vida produtiva de marrãs”, proferida pelo professor emérito da Universidade de Alberta, no Canadá, George Foxcroft. George liderou o Programa de Desenvolvimento e Reprodução de Suínos da Universidade de Alberta, supervisionou mais de 40 estudantes de pós-graduação e foi membro do Comitê Fundador das Conferências Internacionais sobre Reprodução Suína. Ele ainda trabalhou com sistemas de produção de suínos na América do Norte e do Sul para otimizar o manejo de rebanhos reprodutores e hoje conduz projetos de pesquisa inovadores no ambiente comercial.

Na sequência, a professora do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Wageningen, na Holanda, Nicoline Soede, fala sobre associação entre o desenvolvimento folicular ovariano e o peso da leitegada ao nascer, “De folículos para peso ao nascimento dos leitões”. Nicoline trabalha com reprodução de suínos e as interações com nutrição e estresse, além de controle de lactação, controle de inseminação artificial, desenvolvimento folicular, perfis hormonais, fertilização, sobrevivência embrionária e características da leitegada.

A “Composição de colostro e leite e efeitos sobre o desenvolvimento pós-natal e produção” será o abordado pelo professor da Universidade e CEO do Instituto Australiano de Pesquisa em Suínos, John Pluske. John foi presidente da Comissão Fulbright Austrália-Americana em Agricultura e Ciências da Vida, na Universidade de Kansas (EUA), onde trabalhou com nutrição de suínos e o papel dos aditivos alimentares na resistência antimicrobiana.

Fechando a programação do Pré-Congresso, o tema “Parâmetros-chave de produção que determinam a vida produtiva de porcas na prática” será proferido pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Brasil, Fernando Bortolozzo. PhD em Fisiopatologia de Reprodução Animal pela TiHo-Hannover, na Alemanha, ele atua com pesquisas na área de reprodução e manejo de suínos, atualmente orientando um grupo de 30 alunos.