Entre 07 e 20 de agosto, foram notificados à Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) 284 novos surtos de Peste Suína Africana (PSA). O total de surtos em andamento em todo o mundo é agora de 7.130, incluindo 3.674 surtos na Romênia e 1.472 surtos no Vietnã. No relatório anterior, 210 haviam sidos notificados como novos, enquanto 7.176 surtos estavam em andamento.
Na África, a Nigéria está relatando o evento PSA no país como uma mudança inesperada na distribuição ou aumento na morbidade ou mortalidade da doença. No entanto, o impacto não é quantificável devido ao formato desses relatórios. Na Europa, a Romênia relatou 1.027 perdas de animais, a Rússia 90 e a Ucrânia 4. Na Ásia, a Rússia relatou 11 perdas de animais.
Durante o período 25 países notificaram novos surtos ou surtos em andamento por meio de notificações imediatas e relatórios de acompanhamento. Os surtos estão distribuídos da seguinte forma:
Europa: 09 países reportaram novos surtos, sendo Bulgária, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia e Ucrânia
Ásia: 11 países reportaram novos surtos, China, Índia, Indonésia, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Laos, Mianmar, Papua Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Timor-Leste e Vietnam
África: 04 países reportaram novos surtos, Namíbia, Nigéria, África do Sul e Zâmbia
Na Ásia um total de 36 casos já foram notificados, 12 afetando suínos na Rússia e 24 em javalis na Coréia do Sul.
Já na Europa um total de 245 surtos foram notificados: 102 afetaram suínos na Romênia 85, Ucrânia (1), Rússia (16) e 143 foram constatados em javalis, na Hungria, Letônia, Romênia e Rússia. Nesta região, um programa de vigilância direcionado continua. Frequentemente, um único caso em javalis é notificado como um único surto e geralmente é notificado como resolvido imediatamente.