A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar EFSA iniciou uma grande campanha para aumentar a sensibilização e ajudar a travar a propagação da peste suína africana no sudeste da Europa.
A campanha é dirigida a países que, em 2019, a EFSA identificou como abrangendo coletivamente uma “região de preocupação” devido à sua proximidade com países onde a ASF está presente. São eles: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Grécia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e Eslovênia.
A campanha irá complementar os esforços em curso da Comissão Europeia e de outras organizações internacionais para trabalhar para a erradicação da doença na Europa.
Objetivos e públicos
A campanha tem como objetivo aumentar a conscientização e a compreensão da PSA em todos os nove países. Destina-se a grupos de pessoas e indivíduos que entram em contacto com porcos domésticos e javalis, como suinocultores e caçadores. A EFSA também se envolverá com organizações veterinárias, associações de caça, grupos de agricultores, funcionários aduaneiros, polícia de fronteira, governos locais, operadores turísticos e viajantes.
Detectar, prevenir, relatar
Como um surto de PSA pode ter efeitos devastadores, a detecção, a prevenção e a notificação são essenciais para que a doença seja contida. Estas são as palavras-chave da campanha.
A organização está compartilhando planilhas, infográficos, postagens de mídia social prontas para usar e outros materiais, que podem sem encontrados no site da campanha: www.efsa.europa.eu/StopASF