Entidades representantes do setor produtivo do Paraná encaminharam ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior um ofício pedindo a retirada do Projeto de Lei 657/2020, encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado. Segundo eles, o artigo 9º da proposta põe fim ao Programa Tarifa Rural Noturna
O documento é assinado pela Ocepar, Faep, Fiep, Sindiavipar, Sindicarne e Sindileite. Na avaliação das entidades, o governo está “cometendo um grave equívoco”, já que o programa beneficia milhares de pequenos produtores rurais.
“O projeto em si tem grandes méritos ao propor a instituição do Programa Paraná Energia Renovável, que poderá, no futuro, resolver em grande parte o problema de energia no campo. Mas, como dito, no futuro”, apontam.
Segundo os representantes, “eliminar abruptamente o Programa Tarifa Rural Noturna num momento difícil de nossa economia significa empurrar para os produtores rurais um acréscimo impraticável em seus custos de produção, enquanto se procura mitigar os impactos sociais e econômicos da pandemia a outros setores.”
As entidades propõem que elas possam participar, junto com o governo estadual, da reestruturação de uma solução que atenda às necessidades dos produtores rurais e, ao mesmo tempo, não onere o Tesouro Estadual.