A Capal divulgou, na última semana, um faturamento de R$ 1,422 bilhão em 2018. A cooperativa cresceu 18%, em comparação com os resultados de 2017. A sobra, no montante de R$ 53,4 milhões, foi a melhor da história da Capal. O anúncio foi oficializado na Assembleia Geral Ordinária (AGO), ocorrida na Associação dos Funcionários da CapaL (Asfuca), em Arapoti (PR), sede da cooperativa.
Erik Bosch, diretor-presidente do Conselho de Administração, comemorou os números, apesar de todos os desafios que assolaram a cooperativa no ano passado. “Passamos por momentos difíceis em 2018, como a greve dos caminhoneiros, problemas no mercado de suínos, desafios na política do Brasil, mas, apesar de tudo isso, conseguimos esses números”, destacou.
Durante o mês de fevereiro, foram realizadas as pré-assembleias em municípios de atuação da cooperativa, descentralizando a apresentação dos números e alcançando os cooperados que não poderiam estar presentes na AGO.
A cooperativa tem quase 3 mil cooperados nos estados do Paraná e São Paulo, sendo Taquarituba (520), Wenceslau Brás (382), Carlópolis (359) e Arapoti (300) os municípios com maior número de associados. Ao todo, está presente em 80 municípios, com 15 unidades e cinco indústrias da Unium, em parceria com as cooperativas Frísia e Castrolanda.