O Carrefour inicia nesta semana em suas lojas no estado de São Paulo, o uso de tecnologia blockchain para rastreamento de produtos comercializados em suas lojas. A tecnologia começa a ser aplicada na linha de carnes suínas da rede, a qual os clientes poderão acessar informações detalhadas de todas as etapas de produção e distribuição, desde a fazenda até a chegada em loja. A expectatitva da rede pé incluir mais quatro produtos nesse rastreamento até o fim desse ano.
A plataforma blockchain vai permitir rastrear todo o histórico de um produto, atingindo os níveis máximos de segurança alimentar e transparência. Por meio da leitura de uma etiqueta com QR Code, o consumidor poderá conhecer informações específicas de cada lote, como o modo de criação, nome do criador, localização da fazenda, alimentação dos animais, cuidados veterinários, condições de transporte até os frigoríficos e dados sobre bem-estar do animal até chegar às gôndolas das lojas da rede.
Para o diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Paulo Pianez, o lançamento da tecnologia blockchain para a cadeia alimentar brasileira marca um passo importante na implantação do plano de transformação Carrefour 2022. “Esta primeira cadeia de rastreamento deverá ser seguida de outras, cobrindo todos os produtos Sabor & Qualidade até 2022. Com isso, atenderemos uma prioridade absoluta: garantir aos consumidores total transparência na rastreabilidade de nossos produtos”, destaca o executivo.