Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Associação

Palestra da Assuvap esclarece a importância do uso consciente dos antimicrobianos

Dallanora explicou que o uso irresponsável destes produtos pode causar, como maiores prejuízos, o desenvolvimento de resistência bacteriana, classificando o tema como “um assunto de saúde global”

Palestra da Assuvap esclarece a importância do uso consciente dos antimicrobianos

O uso de antimicrobianos é um dos assuntos mais discutidos nos últimos cinco anos. Segundo a médica veterinária Djane Dallanora, o tema é está muito relacionado a ocorrência de doenças nas granjas e ao impacto econômico que a sanidade tem dentro do sistema de produção. Nesta quarta (26), a profissional esclareceu a importância do uso consciente dos antimicrobianos para cerca de 50 pessoas, durante o quarto módulo do Treinamento de Suinocultores, Colaboradores e Chefes de Setor, realizado na sede da Assuvap, em Ponte Nova/MG.

Dallanora explicou que o uso irresponsável destes produtos pode causar, como maiores prejuízos, o desenvolvimento de resistência bacteriana, classificando o tema como “um assunto de saúde global”, por também afetar a saúde humana. “Além disso, estamos descobrindo outros efeitos desse uso de antimicrobianos, alguns deles sobre a resposta imune dos animais e principalmente sobre a microbiota, uma interferência sobre a população de microrganismos benéficos para o animal”, disse.

Durante o curso, a palestrante disse que a melhor maneira para se reduzir o uso dos produtos é através da redução das doenças nas granjas. “Parte de uma reflexão de se fazer melhor os manejos nas granjas e melhorar as condições de criação dos suínos, mas também do uso de ferramentas preventivas”.

Como alternativas, Dallanora citou ainda todo o protocolo de vacinação e os produtos não antimicrobianos, caso dos ácidos e dos fitoterápicos, que tem função na linha da prevenção. “Mas o grande ganho é a gente trabalhar em sistemas que consigam respeitar as normas mínimas para criação desses animais em ambiência, em manejo, em fluxo de produção que permitam ocorrência de menos doenças”, completou.

Valter Batista, colaborador da Fazenda Bom Jardim (do proprietário Afrânio Brettas Leite), avaliou que a solução para reduzir os antibióticos está dentro das granjas. Ele também concluiu sobre a importância dessa palestra para o dia a dia em uma granja. “Chama a atenção que muitas coisas básicas a gente acaba esquecendo, e essa palestra nos faz lembrar de aplicar na prática”, disse.

Durante o evento, a empresa +Parceira da Suinocultura cota ouro, MSD, realizou uma apresentação institucional e distribuição de brindes para o público.

O próximo módulo do Treinamento de Suinocultores, Colaboradores e Chefes de Setor será no dia 24/7, com o tema: “Preparação das granjas para as normas de bem-estar”.

As palestras são realizadas pela Assuvap, Coosuiponte, FNDS e Frigorífico Saudali e contam com o apoio da Pollysel e das empresas +Parceiras da Suinocultura cota ouro: Bayer/Dianagro, DB, Nutritec, Farmabase, MSD, Ourofino; e +Parceiras prata: Sauvet, Vansil e Uniquímica.