Na última sexta-feira (30), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou um protocolo de intenção com a empresa Mori Energia Holding S.A para a implantação de usinas fotovoltaicas no estado. Ao todo, serão investidos R$ 523 milhões na instalação de 32 usinas em 17 municípios do norte de Minas. A expectativa é de que sejam gerados mais de 1.500 empregos diretos durante a fase de construção dos empreendimentos.
O projeto totaliza 110MW instalados, cada uma com 25 anos de vida útil. O governador ressaltou que o índice de insolação do estado é muito alto e faz parte de seus planos expandir a oferta de energias renováveis. Hoje o estado já figura no topo do ranking de geração solar distribuída do Brasil.
Além da vantagem geográfica,o setor está em crescimento. “A produção de energia solar ainda representa um por centro na matriz energética brasileira. Acreditamos ser este o momento ideal para o governo investir na atração destas empresas, uma vez que Minas tem uma das maiores capacidades de energia no mundo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça.