Em solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin decretou a nomeação da nova diretoria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP). Valdomiro Ferreira Jr., foi nomeado como o novo presidente, enquanto Shirley Maria da Silva recebeu a nomeação de vice.
Os nomeados ficarão a frente, durante o biênio de 2017/2019, de um dos principais órgãos de controle social e participação do Estado no setor de segurança alimentar, cabendo a estes levar a discussões assuntos que precisam ser avaliados pela sociedade civil e propor diretrizes gerais da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. O Conselho preza entre as suas atribuições à defesa, promoção e garantia do direito humano a alimentação adequada e saudável.
Também presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Ferreira Jr., falou sobre o fortalecimento para as iniciativas privada e pública, buscando uma alimentação com maior qualidade a população como principal diretriz em sua nomeação. O nomeado ressaltou ainda que o Conselho irá fomentar estas vertentes através de um trabalho com funcionários que trabalham diretamente com a merenda escolar, alimentação industrial e alimentação em penitenciarias.
Ferreira ressaltou que uma das principais bandeiras que o presidente do Consea irá trabalhar é a de sensibilização das prefeituras municipais. “Hoje são 10% dos conselhos dos municípios que estão na ativa, ou seja, 645 municípios, nós temos em torno de sessenta e poucos municípios ativos. A nossa meta é atingir até 2018, de 35% a 40% dos 645 municípios, estando estes ativos”, disse Ferreira.
“Precisamos ter um envolvimento principalmente dos prefeitos, do Departamento de Educação e do Departamento de Agricultura, e também dos Departamentos que manipulam a merenda escolar. É nesse nível que a gente quer chegar para que a gente possa realmente ter as pessoas que manipulam o nosso produto todos os dias, para que elas possam nos ajudar principalmente na compra de produtos de origem, já que a maioria das compras são feitas nas prefeituras”, disse Ferreira.
Com o mesmo espírito desafiador, a vice-presidente Shirley Maria da Silva, afirmou em seu discurso que o processo de inclusão da temática de alimentação saudável é garantir renda para a população. “Nosso trabalho será de promover mais participação social nessa discussão”, disse Shirley.