A deficiência de vitamina D na criação de aves, principalmente em poedeiras é um problema que afeta diretamente a produção do ovos. Estudos indicam que o primeiro sinal de deficiência da vitamina em galinhas de postura é aumento de fragilidade da casca dos ovos. As aves continuam a postura de ovos com cascas de baixa qualidade e, em seguida, ocorre declínio da produção e presença de ovos sem casca.
Frente a este problema, a Sanphar, empresa que oferece soluções integradas em saúde animal para aves e suínos, fortalecendo a estrutura óssea e a qualidade dos ovos.
Segundo a gerente técnica Brasil e América Latina da Sanphar, Ana Caselles, a redução da vitamina D nas aves, principalmente as poedeiras é um reflexo do aumento do confinamento, que reduziu a exposição das aves aos raios UV e pode se manifestar principalmente com sinais de debilidade, andar sobre os tarsos, seguida pela prostração, com sintomas idênticos aos causados pela deficiência de cálcio e ou de fósforo.
“Quando as galinhas de postura recebem rações sem a adição de vitamina D, o primeiro sinal de deficiência é o aumento de fragilidade da casca dos ovos, seguido de mudanças anatômicas no esqueleto da aves”, finaliza Caselles.