Os preços do frango inteiro registraram o terceiro menor patamar da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq), iniciada em 2004, em valores reais. Segundo os pesquisadores, desde o início deste ano, avicultores têm enfrentado consecutivas quedas nos valores de venda dos animais e altas nos preços dos principais insumos, como milho e farelo de soja.
Com a demanda interna desaquecida, o preço da carne também registra seguidas quedas no atacado. Assim, as exportações, ainda que não registrem desempenho excelente neste ano, vinham sendo a válvula de escape para o setor, aponta o Cepea.
No Estado de São Paulo, em abril, o frango congelado teve preço médio de R$ 3,04/kg, queda de 7,4% na comparação com março e de 20,2% frente ao mesmo mês de 2017. Já o frango vivo, por sua vez, registrou média de R$ 2,15/kg, baixa de 6,9% frente ao mês anterior e de 15% no comparativo com abril/17. Para tentar reverter esse cenário, o setor limitou a oferta, por meio de reduções de abate e alojamento, afirma o levantamento.