A Peste Suína Africana (PSA) foi confirmada na maior fazenda de criação de porcos da Romênia, onde 140.000 animais estão sendo abatidos. O vírus foi confirmado na fazenda, que é composta de três propriedades adjacentes no sul do condado de Braila, depois que amostras de água foram enviadas às autoridades.
O escritório ANSVSA, autoridade veterinária nacional da Romênia, na região afetada confirmou o surto na propriedade da empresa romena Tebu Consult.
Gicu Dragan, do Bucareste Diagnóstico e Instituto de Saúde Animal, disse: “A Bucareste Diagnóstico e Instituto de Saúde Animal confirmou a existência do ASF vírus da febre em Tebu Consult, a segunda maior fazenda na Europa.”
Ele continuou dizendo: “Enviei as amostras para o laboratório nacional de referência na manhã de sexta-feira e os resultados confirmaram a existência do vírus, e na segunda-feira iremos para a eutanásia dos porcos nesta fazenda”.
Dragan disse que as fazendas estavam usando água proveniente do rio Danúbio nas casas de porcos. O funcionário acrescentou que os relatórios sugerem que alguns pequenos proprietários estavam despejando porcos mortos no Danúbio, o que pode ter causado a propagação da PSA pela água do rio.
Ele acrescentou: “Temos nos concentrado no continente e o vírus pode ter emergido das águas”.
Cerca de 100.000 porcos foram abatidos até agora na Roménia, com centenas de casos confirmados em quintais, pequenas propriedades e várias explorações agrícolas maiores no sul da Roménia.
Número de casos de PSA sobem para 725
De acordo com a ANSVSA, o número de surtos de peste suína africana confirmados na Romênia atingiu 725 e o número de condados afetados aumentou para 10.
Casos de PSA foram relatados em 156 localidades, principalmente em pequenas propriedades rurais. No entanto,oito grandes fazendas de suínos nos municípios de Braila e Tulcea também foram afetadas e o número de animais abatidos chegou a 117.700.
Vírus presente em duas zonas diferentes na Roménia
O vírus tem sido mais prevalente no sudeste da Romênia, nos condados de Tulcea, Braila, Galati, Constanta, Ialomita, Calarasi e Ilfov. Também está presente no noroeste da Romênia, nos condados de Satu-Mare, Bihor e Salaj.
A Peste Suína Africana está se espalhando rapidamente pela Europa Oriental desde 2007, afetando a Hungria, Rússia, Polônia, Ucrânia e Romênia. Esta fazenda na Roménia é também a segunda maior fazenda de porcos na Europa.