Pela primeira vez, a produção mundial de ração ultrapassou 1 bilhão de toneladas, aponta pesquisa Alltech Global Feed Survey 2017, que está em sua sexta edição. O setor apresentou crescimento de 3,7% em comparação ao último ano e 19% desde 2012, mesmo diante de uma redução de 7% no número de fábricas de ração. No total, participaram dessa edição da pesquisa mais de 30.000 empresas do setor, localizadas em 141 países.
Na América Latina, o Brasil manteve a liderança na produção, enquanto o México superou o crescimento em termos de peso, sendo agora responsável por mais de 20% da produção total da região. No ranking global da pesquisa, a produção brasileira responde por 68,9 milhões de toneladas. Na avaliação do Diretor Comercial da Alltech do Brasil, Clodys Menacho, diante desse resultado o país demonstra a força da indústria nacional e o potencial de crescimento para os próximos anos, principalmente se vier a contar com uma recuperação da economia.
“O país é atualmente o maior produtor de ração da América Latina e representa mais de 47% da produção da região. Esses números contam majoritariamente com a demanda gerada pela avicultura e suinocultura. Considerando que o setor tem o respaldo de cerca de 1500 fábricas de ração, há condições de acelerar o crescimento em curto prazo”, destaca Menacho.
Segundo o diretor de inovação e vice-presidente de contas corporativas da Alltech, Aidan Connolly, globalmente a produção de ração vem se mostrando muito competitiva. “Essa edição da pesquisa demonstra claramente a crescente eficiência e a consolidação da indústria de ração para animais. Não só a produção total de ração ultrapassou 1 bilhão de toneladas pela primeira vez, como o fez com menos recursos, o que significa maior eficiência e um impacto ambiental menor”.
No mundo
A pesquisa desse ano mostrou que os 30 países principais, classificados por volume de produção, detêm 82% das fábricas de ração do mundo e produzem 86% do total de ração. Os 10 principais países produtores em 2016, por ordem de importância de volume foram China, Estados Unidos, Brasil, México, Espanha, Índia, Rússia, Alemanha, Japão e França. Esses países têm 56% das fábricas de ração do mundo e são responsáveis por 60% da produção total.
Enquanto a Ásia lidera as regiões, a África está aumentando significativamente o seu ritmo e está se destacando como a região que mais cresceu nos últimos cinco anos. O crescimento espetacular desse ano foi de 13% sendo que mais da metade dos países do continente tiveram crescimento. Mais especificamente, Nigéria, Argélia, Tunísia, Quênia e Zâmbia, exibiram um crescimento impressionante, maior do que 30%.
“A Alltech Global Feed Survey fornece informações valiosas e uma verificação do estado anual da indústria, na medida em que buscamos alimentar de maneira sustentável uma população em crescimento”, disse Connolly.