O governo francês tem tomado medidas drásticas para erradicar o vírus da influenza aviária na região de Landes, detectados no início do inverno. Mais de 600.000 patos serão abatidos nas próximas horas em centenas de fazendas, anunciou nesta manhã o ministro da Agricultura e porta voz do governo, Stephan Le Foll.
De acordo com informações do portal Avicultura.com, o ministro disse à rádio France Bleu Gascogne que, embora muitas aves foram abatidas no país neste inverno, é preciso sacrificar todos os patos lugar “para tentar estabilizar a região” .
A decisão foi adoptada após avicultores reivindicaram medidas drásticas para reduzir a epidemia. No Landes, oeste da França, há 535 fazendas dedicadas à avicultura que emprega mais de 5 mil pessoas. Também é a região onde se produz 25% de foie gras da França.
O governo ainda tomou a decisão de recompensar as fazendas que abateram os patos. O subsídio será oferecido a partir de março, onde produtores receberão um pagamento de 8 a 10 euros por pato abatido.
Os produtores franceses estimam que neste ano o prejuízo devido a doença deve chegar a 210 milhões de euros.