Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (02/05) pela Balança Comercial brasileira, no mês de abril, com 18 dias úteis, o país exportou 44,5 mil toneladas de carne suína in natura, o equivalente a US$ 120,9 milhões. Em volume, o resultado representa 6% a menos que o mesmo período do ano passado, já em valor o salto continua positivo com crescimento de 34,4%.
Apesar dos números negativos em abril, os volumes de embarques de carne suína seguem positivos no acumulado do ano. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ao todo, foram exportadas 198 mil toneladas neste primeiro quadrimestre, número 3% acima do obtido no ano passado. Em receita, o saldo total chegou a US$ 486,4 milhões, que supera em 40% o resultado obtido nos quatro primeiros meses de 2016.
O resultado também é consequência do número reduzido de dias úteis que também afetou o saldo final do mês. Houve, ainda, os impactos nas vendas internacionais causados pelos equívocos na divulgação da Operação Carne Fraca, com a demora na retomada das vendas para os mercados que anunciaram embargos.