Na tarde desta sexta-feira (29/09), a Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina divulgou que a Coreia do Sul habilitou três frigoríficos do estado para exportar carne suína àquele país. As Agência de Inspeção Sanitária e Quarentena (QIA) da Coreia do Sul publicou ontem a lista de empresas brasileiras habilitadas.
De acordo com informações da secretaria publicada no facebook, as plantas da BRF Brasil Foods S.A. de Campos Novos, Aurora Alimentos de Chapecó e Pamplona Alimentos de Presidente Getúlio estão autorizadas a enviar carne suína para o país asiático.
A secretaria frisou que essa é uma conquista importante para o estado e é resultado do trabalho incansável dos produtores rurais, iniciativa privada e Governo do Estado de Santa Catarina em busca da excelência sanitária do nosso rebanho. “Todo nosso esforço valeu a pena!”, comemoraram.
De acordo com vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Rui Eduardo Saldanha Vargas, a viabilização das vendas depende agora de definições de detalhes no certificado sanitário brasileiro para a efetivação das vendas ao mercado sul-coreano. “É a última etapa antes da conclusão de uma negociação que temos há anos com as autoridades coreanas. É uma vitória para o setor brasileiro”, ressalta.
A Coreia do Sul detém um grande potencial de negócios para os exportadores do Brasil, o mercado do país é o quarto maior importador mundial de carne suína, comentou Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA. Sendo o destino de 615 mil toneladas da proteína em 2016.