Em seu ano de estreia, a Rede St. Marche investiu em treinamentos de corte e de estratégias de venda para os colaboradores das 18 lojas da bandeira e também para o Empório Santa Maria, loja referência em sofisticação gastronômica, em ação da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). Considerada a maior bandeira de supermercado premium do país e direcionada para o público A e B da cidade de São Paulo, a rede aposta no potencial da carne suína e na sua versatilidade para compor as gôndolas com 25 opções da proteína e ampliar seu diferencial de mercado para satisfazer ainda mais o consumidor.
Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o apoio do Sebrae Nacional, a SNCS acontecerá nos dias 26 de setembro a 12 de outubro. O propósito dos treinamentos é deixar a equipe preparada para apresentar a carne suína aos clientes, na tentativa de inserir a proteína no dia a dia de consumidores exigentes que buscam sabor, saúde e qualidade em sua alimentação.
Rogério Bruxellas, Head de Marketing da Rede St. Marche, acredita que a SNCS é essencial para melhor desenvolver o segmento de carne suína no Brasil, já que “se trata de um setor que ainda tem alto potencial de crescimento”. “Acredito que as pessoas ainda têm um pouco de preconceito com a carne suína, e este trabalho da ABCS vai ser fundamental para elevar o nível de conhecimento das pessoas e, consequentemente, aumentar o consumo”, afirma.
A diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, explica que os treinamentos são fundamentais para alcançar o objetivo da SNCS de multiplicar as informações sobre a carne suína com os consumidores e incrementar as vendas na Rede. “A capacitação é o momento em que nós podemos entrar em contato com a equipe, levar conhecimento sobre os benefícios da proteína e mostrar para os colaboradores a importância da participação de cada um. Esse é um dos principais pilares para fazer essa campanha ser o que é – a maior vitrine da carne suína no varejo brasileiro”.
Diversidade de cortes para encantar os clientes
Entre os dias 29 e 31 de agosto, 85 funcionários das 18 lojas e do Empório Santa Maria participaram do Curso de Cortes promovido pela ABCS. O objetivo foi apresentar aos profissionais novas opções de cortes da carne suína, a fim levar mais variedade e praticidade à mesa dos clientes da rede. Após o treinamento, a rede passa a trabalhar com 25 opções de porcionamento da proteína em seu açougue.
Maximilian, que trabalha na loja ALFA 1, afirma que o curso trouxe inovação para o mercado e que a tendência agora é expandir a venda de carne suína. “Aprendi muitas novidades, quebrei paradigmas e me sinto com segurança para divulgar a carne suína hoje. Posso indicar o produto e contar sobre os seus benefícios, pois tenho convicção disso. Nosso objetivo é levar a carne suína para o prato do dia a dia das famílias”, afirma.
O colaborador Fagner, da loja St. Marche de Alphaville, se surpreendeu com a versatilidade e está confiante com o aumento das vendas. “Aprendi muitos cortes que eu não conhecia e também as propriedades da carne suína e a sua saudabilidade. Não sabia que a carne é recomendada para os atletas, devido aos nutrientes que a compõem. Tenho certeza que, com toda essa informação, vamos vender ainda mais carne suína, pois levaremos esse conhecimento para os clientes”, comentou.
Conhecimento como estratégias de vendas
Como parte fundamental para apresentar a carne suína da melhor forma para os clientes e, assim, aumentar a inserção desta proteína no cotidiano deste público, os personal shoppers puderam receber treinamento específico sobre os benefícios da carne suína e sua versatilidade e praticidade de preparo, durante os dias 11 e 12 de setembro. Ao todo, foram cerca de 50 participantes. A ideia é formar os vendedores para que eles possam passar informações sobre a proteína com segurança e indicar formas de consumir o produto.
Na ação, os participantes aprenderam sobre aspectos nutricionais, qualidade, diversidade e praticidade de preparo da proteína mais consumida no mundo. Desta forma, eles estão aptos a serem multiplicadores, esclarecer dúvidas e indicar a carne suína aos clientes no momento da compra.
Regiane, personal shopper da Loja Aldeia da Serra, afirmou que a capacitação foi muito proveitosa e que isso pode resultar em aumento de vendas. “Eu não imaginava que a proteína trazia tantos benefícios para a nossa saúde. Foram ensinadas receitas maravilhosas e que podem ser feitas no dia a dia, de forma prática. Acredito que depois da ação vamos conseguir vender mais carne suína, pois sei explicar aos consumidores as características da proteína, o modo de preparo dela e sua saudabilidade”.
Os gestores e coordenadores do St. Marche também participaram de treinamento exclusivo para conhecer as vantagens da carne suína nos dias 22 e 23 de agosto. No total foram 55 pessoas capacitadas, que também tiveram a oportunidade de degustar receitas práticas e saborosas preparadas com a carne suína. No próximo dia 21, está programado mais um encontro para apresentar os novos produtos de carne suína que estarão disponíveis nas lojas.