O potencial da carne suína será reforçado para os consumidores de todo o país durante a a 4ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em uma parceria com o GPA, maior varejista do Brasil, que espera crescer 20% nas vendas da categoria nas lojas Extra e Pão do Açúcar de todo o país se comparado a edição de 2015 e conta com o apoio do Sebrae Nacional. O lançamento da ação neste ano aconteceu nesta terça-feira (13/09) no hotel Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo, e reuniu autoridades, como o superintendente federal da agricultura em São Paulo, Eduardo Jardim, além de lideranças, produtores, parceiros e varejistas de todo o Brasil.
Para Marcelo Lopes, presidente da ABCS, a 4ª SNCS é a confirmação de que a carne suína vem ganhando cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. “Tivemos resultados expressivos nas edições anteriores, como o aumento do consumo a longo prazo da carne suína. Acredito que nesta edição, as vantagens desta proteína que reúne sabor, saúde e custo benefício serão ainda mais reconhecidas”.
A 4ª SNCS acontece no mês de setembro nas lojas Pão de Açúcar e Extra do país, que oferecem diversos cortes de carne suína e equipes motivadas e capacitadas para orientar consumidores sobre os benefícios da proteína mais consumida no mundo.
“Acreditamos no potencial da carne suína e queremos levá-la de forma mais democrática aos nossos clientes, oferecendo vantagens e incentivando a degustação no período da Semana Nacional”, afirma David Buarque, Gerente Comercial do GPA. Além das ofertas, as lojas estarão com materiais próprios de comunicação, como cartazes, folhetos e folders de receitas, com o conceito “Escolha + Carne Suína”, que esclarecem e informam o cliente sobre os benefícios da carne suína.
Abertura oficial
Durante a aberuta oficial da 4ª Semana Nacional da Carne Suína, palestras de viés econômico foram realizadas, com análises sobre os desafios da carne suína no mercado brasileiro. Com a palestra “Perspectivas para o mercado global da carne suína: Desafios e Oportunidades para o Brasil”, o analista do departamento de pesquisa e análise setorial do Rabobank Brasil Adolfo Fontes discutiu a visão do banco sobre o atual momento da carne suína e as expectativas de crescimento nos próximos anos.
Francisco Rojo, diretor da Rojo Marketing de Alimentos, apresentou a pesquisa de comportamento de compra e de consumo com destaque para a carne suína durante a palestra “Competitividade: Potencial da carne suína frente a outras proteínas no mercado brasileiro”. “Desenvolvemos pesquisas com a carne suína há alguns anos e vamos destacar a mudança de comportamento do consumidor ao longo desse tempo e mostrar as oportunidades de aspectos e atributos que podem ser trabalhados para a valorização da carne suína junto a esse público”.
A 4ª Semana Nacional da Carne Suína conta com o apoio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Rabobank Brasil.