Escrevendo isso no voo de volta da EuroTier, realizado em Hannover na Alemanha. Sólida é a melhor expressão para descrever a edição de 2016 da feira. No total 2.200 expositores, entre empresas dos setores de suínos, aves e laticínios. Realizada a cada dois anos, é a maior feira multiespécie do mundo com 10 mil visitantes. Bem organizado, com a eficiência alemã, onde todos os quatro dias foram bem ativos.
O conceito de eventos europeu é muito mais bem elaborado do que os norte-americanos. Considerando que nos EUA você tem alguns metros quadrados e em seguida cenários portáteis. Os eventos europeus têm mais estandes elaborados, construídos provisoriamente no espaço para o evento ocupando grandes espaços. Alguns expositores chegam a investir mais de um milhão de dólares na EuroTier. Esse cenário não existe nos EUA.
A maioria dos visitantes da EuroTier são da Europa Ocidental, também do sudeste da Ásia e chineses. A área de equipamentos para suínos incluiu alguns projetos para baia de parto e alojamento solto para porcas, ESF ou barracas de acesso livre. As leis europeias tornam esses equipamentos populares.
Conversando com os fornecedores de equipamentos, parece haver poucos novos projetos de construção de celeiros na Europa Ocidental. Devido às perdas financeiras registradas nos últimos anos e a falta de fé na rentabilidade futura da indústria de suínos. A base de produção europeia já é grande, com quase o dobro do rebanho de suínos dos EUA.
Em conversa com as companhias de equipamentos suínos, elas ressaltaram que as melhores oportunidades para o setor de novos celeiros estão agora na China e no sudeste da Ásia. Os grandes lucros dos produtores chineses (cerca de $100 por cabeça) encorajam a expansão. O Vietnã é outro grande mercado, com evolução de pequenas propriedades sendo substituídas por grandes instalações.
A EuroTier é organizada em grandes salas. As empresas são colocadas juntas, isto é empresas do setor de suínos de segmentos como genética, equipamentos e fornecedores estão instalados muito próximos. Todos os fornecedores de genética estavam na visão um do outro no meio de 22 mil expositores. Isso facilita ao visitante manter o foco nas áreas que mais interessam a ele e para que os expositores possam acompanhar um ao outro.