Na noite de quinta-feira (01/12), produtores e profissionais de todo o país comemoraram mais um ano de dedicação pelo setor
A Cerimônia de Encerramento das Atividades 2016, realizada pela Assuvap e Coosuiponte, reuniu na noite de ontem (01/12), no Babilonia Centro de Eventos – Ponte Nova (MG), produtores, fornecedores e profissionais de todo o país para comemorar mais um ano de dedicação e comprometimento pelo setor. Uma noite única, onde a suinocultura do Vale do Piranga escreveu mais um capítulo de sua valorosa história, e virou a página para o futuro.
Durante o cerimonial, personagens importantes proferiram as primeiras palavras que, simbolicamente, abririam as atividades para o novo ano que se aproxima. A presidente da Assuvap, Patrícia Morari, discorreu sobre a força do trabalho em conjunto, e fez um breve resumo das ações ao longo dos quatro anos à frente da instituição. Emocionada, ela falou o quanto a noite de ontem seria especial: “Concluo um ciclo único na minha vida, como presidente da Assuvap. Foram quatro anos de muitas amizades e de muito trabalho pela suinocultura do Vale do Piranga”, disse.
“Neste tempo”, continuou Morari, “tive a honra de participar de grandes projetos. Fizemos uma série de cursos para capacitar os profissionais de granjas. Também trabalhamos na conscientização dos associados através de workshops e palestras, e reforçamos o bom relacionamento com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). Ao mesmo tempo, somamos força ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS)”, concluiu.
Outro personagem marcante, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, durante seu pronunciamento, disse que os esforços do setor fazem do Brasil um dos principais produtores mundiais. “Se hoje somos exemplo para o mundo, é porque essa história passa por Minas Gerais e Ponte Nova”, completou, convidando a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, para que entregassem, juntos, e em nome da associação brasileira, uma placa homenageando a presidente da Assuvap.
Também se pronunciou o Vice-presidente da ASEMG, José Arnaldo. Ele representou a associação mineira discorrendo sobre projetos que beneficiariam a cadeia de produção.
Encerrando o cerimonial de abertura, a Assuvap apresentou um documentário com a retrospectiva das ações no ano de 2016. Foram alguns dos destaques o programa de treinamento “Bem-Estar Animal na produção de Suínos”, as palestras técnicas realizadas com apoio das empresas parceiras, os projetos de desmistificação da carne suína, as ações sociais, e, em especial, a 9ª Edição da consolidada Feira Mineira de Suinocultura – Suinfest.
Em seguida os convidados aproveitaram a festa, com direito à buffet completo ao som de boa música. A mascote da associação, Lilipig, também marcou presença no evento, tirando fotos com alguns dos convidados.
E nesta noite memorável, a suinocultura contou mais um capítulo de sua história. Entre a retrospectiva do passado e a força para construir o melhor futuro, a certeza que fica é que muitas páginas ainda serão escritas, repletas de grandes projetos.